Setecidades Titulo Ilegal
Trio é preso por fraudar
presença de alunos em
autoescola de Sto.André

Local usava dedos de silicone para forjar digitais em esquema
descoberto pelo Detran; vinte alunos participavam da fraude

Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
05/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Três pessoas foram autuadas em flagrante por policiais do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) por fraudarem com o uso de digitais impressas em silicone o controle presencial de alunos em autoescola na Rua dos Tamoios, Vila Alzira, em Santo André.

Claudio de Gianni, 59 anos, com antecedentes criminais por roubo e latrocínio, e seu filho, Daniel Felipe Vanuchi Dias de Gianni, 26, proprietários do local, além do instrutor Joaldo Galdino de Oliveira, foram detidos no 1º DP (Centro) da cidade, onde o caso foi registrado. Outras nove pessoas foram averiguadas.

Em julho, caso semelhante foi flagrado em estabelecimento de Diadema. Em Santo André, a investigação da Corregedoria Geral do Estado durou cerca de três meses. No período, foram apuradas denúncias de que alunos conseguiam marcar presença mesmo sem ter feito as 20 horas de aula prática obrigatórias para adquirir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Na tarde de ontem, as acusações foram confirmadas.

Foram encontrados diversos moldes de dedos de silicone, além de carros estacionados que deveriam estar em aula. Cerca de 20 aprendizes de motorista participavam do esquema, segundo apuração prévia dos órgãos.

Os três homens detidos não quiseram se pronunciar sobre o caso. O serviço seria oferecido apenas a clientes próximos.

O trio foi autuado por falsidade ideológica, corrupção passiva e alteração indevida de dados da administração pública. Policiais do Detran afirmaram que os métodos utilizados na confecção dos moldes e fraude no registro eletrônico de presença eram inovadores para os padrões encontrados nesse tipo de irregularidade.

O Detran e a Corregedoria do Estado pedirão nos próximos dias o cancelamento da habilitação de alunos que comprovadamente participaram da fraude. A autoescola será descredenciada e perderá a licença para formar novos condutores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;