Brickmann Titulo
"40, 40, o alto custo dos 40"

São 40 os réus do Mensalão, talvez 39; são 40, talvez 39, os ministros de Estado. São 40 as coisas que eles

Carlos Brickmann
27/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


São 40 os réus do Mensalão, talvez 39; são 40, talvez 39, os ministros de Estado. São 40 as coisas que eles têm em comum: a primeira é que nós pagamos a conta (e as 39 outras não têm a menor importância).

Ninguém fez ainda as contas do Mensalão: todos os que receberam, por quanto tempo, de onde veio o dinheiro (mais o gigantesco custo do processo judicial, que também estamos pagando, e que já dura tantos anos). Ninguém fez ainda a conta da despesa de tanto ministro: cada Ministério que se cria custa não apenas o ministro, mas também o aluguel de um prédio, as caríssimas letras de latão polido, a papelaria, os assessores, as secretárias, carros, computadores, DAS diversos, serviços terceirizados de limpeza e segurança, lanches, diárias, viagens (e, com certeza o maior de todos os custos, a paralisia da máquina administrativa).

Dilma herdou 37 Ministérios de seu antecessor. É demais: os EUA, com economia muito maior, têm 15. Não há como mover-se, como decidir, com tantos penduricalhos (não dá nem para reunir o Ministério). Mas Dilma achou pouco: já criou mais uma Secretaria Especial de Aviação Civil, para fazer o que o Ministério dos Transportes, a Infraero e a ANAC não fazem, promete um ministro especial da Irrigação, para fazer o que o Ministério da Agricultura não faz, promete um ministro das Pequenas e Médias Empresas, para fazer o que Ministério da Indústria e Comércio não faz. É preciso criar tetas para alimentar os aliados.

Como se dizia na lenda, Abre-te, Sésamo. Aqui Sésamo é o nome do cofre.

O álcool era nosso

Lembra da Revolução Verde, do combustível renovável, da liderança brasileira na tecnologia do álcool, da eficiência da cana em comparação com o milho americano? Pois é: o Brasil está importando álcool anidro (de milho) dos EUA.

Ahora, si!

A Marinha espanhola assumiu a responsabilidade pelo bloqueio naval da Líbia. Tudo resolvido: após o envio da Invencível Armada à Inglaterra, em 1588, com 130 barcos de guerra pesadamente armados, a Marinha espanhola se tornou uma das mais famosas do mundo. A derrota e destruição da Invencível Armada marcaram o início do declínio do Império espanhol e a ascensão da Inglaterra como grande potência e dona absoluta das rotas marítimas.

Agora, vai!

Tremei, Governo Federal! O senador Aloysio Nunes Ferreira é o novo vice-líder do maior partido de oposição, o PSDB. Tremei de novo, Governo Federal! O líder do PSDB é Álvaro Dias, o que foi vice de Serra sem nunca ter sido.

Cadê o caseiro?

O ministro Antônio Palocci garantiu que o Governo Federal não tentou interferir na Vale. Portanto, aquele encontro em que o ministro Guido Mantega solicitou ao Bradesco, o principal acionista, que troque o presidente da empresa, nem deve ter ocorrido. Haverá na Vale alguém chamado Francenildo?

É mas não é

O vice-governador paulista Guilherme Afif Domingos, ex-DEM, hoje PSD, foi apontado por Gilberto Kassab como seu possível candidato à Prefeitura paulistana, no ano que vem. Seria um nome forte: Afif, sem fazer campanha, encostou no senador perpétuo Eduardo Suplicy, do PT, e por pouco não o derrota. Mas dificilmente Afif será candidato: como vice de Alckmin, que gostaria de ser candidato à Presidência, pode ocupar o Governo paulista por quase um ano; e passa a ter o poder de ajudar a candidatura Alckmin ou de emperrá-la. Aliás, foi o que o então vice Aloysio Nunes Ferreira fez quando o governador Fleury pensou em candidatar-se à Presidência: avisou que nada faria para ajudá-lo. Fleury desistiu.

CTG, sob nova direção

O governador gaúcho Tarso Genro, aquele que decidiu, sabe-se lá por que, visitar o Vietnã, criou 391 cargos que serão ocupados sem concurso. Custo: R$ 48 milhões por ano. Segundo dizem, a sigla CTG - Centro de Tradições Gaúchas, entidade destinada a preservar música, danças e costumes do Rio Grande do Sul, ganhou novo significado: agora quer dizer Coisas do Tarso Genro.

Boa notícia

O Centro de Referência em Saúde do Homem, no Hospital Brigadeiro, pertencente à Secretaria da Saúde de São Paulo, está usando uma técnica nova no Brasil para operar pedras nos rins: uma cirurgia sem cortes, apenas com um pequeno orifício na barriga ou nas costas, conforme o caso. A nova técnica remove pedras grandes do ureter (cirurgia que até agora exigia cortes diversos na barriga e muito tempo de hospital) e em uma semana, aproximadamente, o paciente pode voltar às suas atividades normais. A cirurgia é gratuita. Os pacientes devem ser encaminhados por Unidades Básicas de Saúde ou por serviços da rede pública.

Maior de idade, e daí?

O Mercosul completou ontem 20 anos de idade. Criado pelos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, com a adesão imediata de Uruguai e Paraguai, o Mercosul é uma união alfandegária com ambições de se transformar em algo como o Mercado Comum Europeu.

Até hoje é embrionário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;