Internacional Titulo
Noruegueses pedem Nobel da Paz para Bush se ele evitar guerra
Das Agências
25/09/2001 | 09:43
Compartilhar notícia


George W. Bush deveria receber o Prêmio Nobel da Paz no próximo ano se conseguir responder aos atentados contra os Esteados Unidos sem desencadear uma guerra, afirmaram nesta terça-feira 12 professores universitários noruegueses, que propuseram o nome do presidente norte-americano ao Comitê Nobel.

"Esperamos que isto funcione como um alerta preventivo, uma mudança de tom que se diferencie dos discursos simplistas de vingança e de represálias", declarou Inge M. Nilsen, diretor de estudos da Universidade das ilhas Lofoten (Norte), um dos professores que fizeram a proposta.

Eles consideram que a candidatura de Bush ao prêmio Nobel da Paz de 2002 deveria ser examinada seriamente, com a condição de que "o presidente evite a guerra, evite que se percam outras vidas inocentes e que faça com que os culpados compareçam ante a justiça".

As candidaturas ao Nobel da Paz podem ser propostas pelos parlamentares e ministros do mundo inteiro, pelos membros ou ex-membros do Comitê Nobel, por certos juristas, pelos anteriores laureados e por professores universitários que ensinam atualmente direito, ciências políticas, história ou filosofia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;