Política Titulo
Vereador pede explicação sobre Ipasm
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
07/06/2005 | 08:42
Compartilhar notícia


A prática de recusar os requerimentos de informação da bancada de oposição da Câmara de São Caetano tem sido contornada com outros métodos. Sem conseguir aprovar um pedido no plenário, o vereador Edgar Nóbrega (PT) recebeu o apoio do parlamentar Jorge Salgado (PTB) – que faz parte da bancada de situação – e do também petista Horácio Neto (PT) para reunir-se com o presidente do Ipasm (Instituto de Previdência e Assistência Social Municipal), Jayme Tavares.

O encontro será nesta terça, às 11h. “Embora não tenha conseguido fazer uma audiência pública, por enquanto me satisfaz esclarecer as dúvidas em reunião particular”, disse Nóbrega. Com a derrota na Câmara, o petista disse que Salgado sugeriu pedir um encontro direto com o presidente do instituto.

Na semana passada, o petista teve negado o pedido de convite à ex-secretária da Fazenda Maria Carmen Gonzales Reys Campos para ir à Câmara. Ele queria esclarecer a situação financeira da cidade, que teria impedido a implantação da Previdência própria. Desde a época do prefeito Luiz Tortorello – que morreu em dezembro – é estudada possibilidade de consolidação do projeto.

No começo do ano, o atual presidente Jayme Tavares disse que tudo seria completado até dezembro. Mas estudo encomendado à CEF (Caixa Econômica Federal) desanimou a administração, que orientou ao Ipasm fazer pesquisas mais aprofundadas para embasar a decisão. O cálculo atuarial – que mostra quanto a prefeitura teria de reservar para pagar os aposentados e pensionistas – chegava a quase meio orçamento da cidade, que está em R$ 378 milhões, ou seja, cerca de R$ 189 milhões.

Após conversa com Tavares, Nóbrega espera sanar as dúvidas técnicas. “A sustentação diz brecar os requerimentos da oposição porque não têm fundamento. Mas então como eles explicam o fato de a Previdência própria ainda não ter sido implantada e as falhas apontadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) quanto ao Ipasm”, argumenta o petista.

O vereador também tentará, ainda nesta terça, fazer visita Ipred (Instituto de Previdência de Diadema). Edgar Nóbrega foi secretário de Comunicação na cidade. Para ele, o fato de o Ipred ter conseguido sair de crise financeira poderá ajudá-lo a encontrar respostas para o Ipasm. “Quero ajudar”, diz. Ele garante ter acompanhado o momento difícil do instituto de Diadema. “Hoje há sustentabilidade”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;