Economia Titulo
Conheça os principais erros em entrevista
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
07/06/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Muitos candidatos a uma vaga de emprego saem da entrevista ou dinâmica sem saber por que não passaram para a próxima etapa. Na maior parte das vezes, são falhas imperceptíveis ao candidato, que não se preparou como deveria para se apresentar ao processo seletivo.

De acordo com a supervisora de recrutamento e seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Maria Clara Paes, a primeira dica à qual os candidatos devem se atentar é o português. Falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, como ‘tipo' e ‘né' conta muitos pontos. "Existem pessoas que falam muito bem o idioma, mas cometem erros na hora de escrever. Nos processos organizados pelo Nube, existe uma média de 20 palavras escritas de modo errado em um total de 30", diz.

Uma das etapas é composta por ditado e, segundo Maria Clara, em uma sala de 20 pessoas, pelo menos 10 são reprovadas.

Outra recomendação é falar com calma, para que a pronúncia saia corretamente e não sair um ‘tamém' em vez de também. Percebendo o erro, o ideal é se corrigir no ato.

A vestimenta é outro fator ao qual o candidato deve se atentar. "Se vestir bem não significa usar roupa de marca, mas se vestir adequadamente, mulheres sem decotes e sem roupas muito justas. Homens com gravata e sem usar calça muito larga", orienta. Na dúvida, é melhor perguntar, no momento em que receber a ligação para a vaga, qual o traje mais adequado.

É igualmente importante prestar atenção sobre o que se refere a vaga nessa mesma ligação. "De 20 pessoas, 15 não prestam atenção e chegam para a entrevista sem saber a que vieram."

Já na entrevista, é preciso se atentar à falta de ética. Ao falar mal de empresas em que trabalhou anteriormente ou de profissionais com os quais já trabalhou, o candidato denigre a sua imagem. "A história pode soar como fofoca e esse não é um comportamento esperado no ambiente corporativo", aponta.

INTERESSE
A postura corporal durante a entrevista ou dinâmica é outro capítulo ao qual o candidato deve se atentar. Sentar-se com postura ‘largada', ombros caídos, pés inquietos e batendo no chão, olhar disperso e mãos segurando a cabeça demonstrando tédio podem chegar a desclassificar a pessoa.

Durante a seleção, é essencial, segundo Maria Clara, que o candidato demonstre interesse em participar das atividades. "Apenas tome cuidado para não falar demais e deixar os outros candidatos sem espaço", adverte a supervisora.

Não pergunte sobre salários no início da conversa, pois isso dá a impressão de que está mais interessado no salário do que na oportunidade.

Quem está em busca de uma oportunidade deve evitar conversas paralelas quando o facilitador ou os candidatos estiverem falando. Isso denota falta de respeito e o candidato pode perder explicações importantes sobre a vaga. "É importante não estender a sala de aula para o processo seletivo, e isso às vezes ocorre com os estagiários."

Se o candidato conseguir a vaga, e não for a área em que ele deseja ingressar, vale se esforçar, segundo Maria Clara, para ter como experiência a atuação em outro setor. "Por exemplo, um estudante de administração que quer estagiar em marketing, mas conseguiu nos recursos humanos, deve arriscar. Às vezes ele acaba se identificando com a área. Vale pelo conhecimento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;