Internacional Titulo
Alemanha assume lugar no Conselho da ONU
Do Diário OnLine
02/01/2003 | 15:07
Compartilhar notícia


A Alemanha deu início um mandato de dois anos no Conselho de Segurança nesta quarta-feira. O país assume a presidência do conselho por um mês em fevereiro, exatamente no período em que as tensões no Iraque devem atingir seu pico.

Apesar da desaprovação dos EUA, a Alemanha também assumiu uma cadeira de dois anos no comitê da ONU encarregado de monitorar a execução das sanções impostas ao Iraque.

Segundo a Reuters, o chanceler alemão Gerhard Schroeder aparentemente não se opõe mais a uma guerra contra o Iraque. A mudança de atitude causa estranheza devido às suas promessas durante a campanha eleitoral.

Schroeder não deverá inverter seus compromissos de campanha, para manter as tropas alemãs fora de uma guerra contra o Iraque. Mas a Alemanha não deverá votar contra nenhuma resolução do Conselho de Segurança endossando um ataque, segundo os analistas.

"Se a comunidade internacional for deixada sem nenhuma outra opção que a intervenção militar, a Alemanha não poderá impedir. Isso mostraria quão isolada a Alemanha está," afirmou Frank Umbach, analista de segurança no Conselho Alemão de Relações Exteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;