Diarinho Titulo Cinema
Diversão ao sentir calafrios

Já nos cinemas, ‘Goosebumps: Monstros e Arrepios’ é aquecimento para o Dia das Bruxas

Por Luís Felipe Soares
25/10/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Lobisomem, múmia, zumbis, gnomos macabros e o abominável Homem das Neves são algumas das atrações que ganham vida nas telonas em ''Goosebumps: Monstros e Arrepios'', que acaba de entrar em cartaz nas salas de cinemas do Grande ABC. Baseado em coleção de livros (veja mais abaixo), o filme reúne parte das maiores figuras do mundo do terror, mas a ideia é fazer com que os calafrios diante desses seres sejam transformados em muita diversão. O longa-metragem serve de aquecimento para a chegada do Dia das Bruxas, celebrado dia 31.

Como a série não possui personagens principais, o autor R.L. Stine aparece como figura central da história. Ele escreveu dezenas de publicações, mas sua imaginação acabou por ganhar vida e os vilões de seus contos ficam presos nos livros originais. A chegada do jovem Zach para a casa ao lado marca o início de uma jornada inesperada na qual terão de percorrer a cidade onde moram atrás de monstros e fantasmas. Eles precisam ser devolvidos para o universo da imaginação. Muita confusão aparece no caminho dos rapazes e de Hannah, filha do escritor.

Entre a aparição dos vilões, que incluem também um louva-a-deus gigante e o menino invisível, há a questão da amizade. Zach tenta se ajustar a uma nova vida e um colégio completamente desconhecido e Hannah é impedida de sair de casa para interagir com as pessoas. Até mesmo o estranho Stine acaba admitindo que a inspiração para as histórias que criou veio da falta de amigos na infância, o obrigando a criar seus próprios companheiros – incluindo aqui um boneco de ventríloquo com vida própria que não gostou nada de ficar preso por tanto tempo na prateleira.

Apesar do tema do filme envolver criaturas assustadoras, tudo acaba se tornando uma viagem bem divertida. A missão do público é torcer para que os mocinhos consigam superar suas diferenças iniciais e impeçam que tudo seja destruído na vingança dos seres contra seu criador. Se todos vieram dos livros, a inspiração para detê-los pode estar em outra história a ser escrita pelos novos amigos.

Série literária faz sucesso ao mesclar terror e comédia

O universo de sustos de Goosebumps chega aos cinemas graças ao sucesso que obteve nos livros. A primeira publicação foi lançada nos Estados Unidos em 1992, com o escritor R.L. Stine fazendo sua estreia na coleção com ''Bem-Vindo à Casa dos Mortos''.

As obras foram montadas para atrair jovens leitores para mundo onde o terror e a comédia andam juntos. O objetivo do autor é fazer com que os arrepios sejam mais divertidos do que assustadores. 

Parte dos mais de 60 volumes chegou ao Brasil. A Editora Fundamento é responsável pela publicação das obras no País, apostando nos contos originais (casos de ''O Abominável Homem das Neves de Pasadena'' e ''A Máscara Monstruosa'') e nas séries paralelas. O mais novo livro é ''Goosebumps – Monstros e Arrepios'' (Editora Fundamento, 144 páginas, R$ 29,70, em média), baseado no enredo do filme. Pode ser uma maneira de começar a coleção.

Jack Black diz que filme é os ‘Vingadores’ dos monstros

O ator Jack Black, a voz original do atrapalhado Po na cinessérie ''Kung Fu Panda'' e o professor do filme Escola de Rock (2003), é o artista mais conhecido do elenco de ''Goosebumps: Monstros e Arrepios''. Ele visitou o Brasil na semana passada e afirmou que a intenção do longa-metragem é resgatar a união de terror e sustos para todas as idades. 

“Não há mais opções como essa para os jovens. É como voltar para os filmes infantis dos anos 1980, como ''E.T. – O Extraterrestre'' e ''Os Goonies''. Queríamos retomar essas sensações e ''Goosebumps'' tem esse espírito”, comentou entre muitas brincadeiras que fez com os jornalistas. “Eu gostaria de falar português para entender melhor vocês aqui, mas só sei falar espanhol”, lamentou.

Black era adolescente no período em que os livros começaram a ser lançados. Seu primeiro contato com as histórias ocorreu pouco antes das filmagens, quando leu títulos como ''O Mistério do Boneco'', no qual conheceu um pouco mais sobre o vilão Slappy (ao qual emprestou sua voz como dublador). “Adorei o roteiro do filme e logo percebi que não é necessário conhecer toda a obra para se divertir nos cinemas. É um filme de monstros e isso já atrai o público em geral normalmente.”

Entre os diversos personagens que precisa encarar na telona, o ator diz que é uma oportunidade especial para todas as pessoas. “Fizemos como uma espécie de ''Vingadores'', com todos os principais personagens da série juntos de uma só vez.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;