Cena Política Titulo
Homenagem em segundo plano

Orlando Mattos (1917-1992) foi um dos maiores artistas a ter papel ativo no Grande ABC. Nos últimos 40 anos de vida, dedicou-se à arte morando na região, especificamente em Diadema

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
11/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Orlando Mattos (1917-1992) foi um dos maiores artistas a ter papel ativo no Grande ABC. Nos últimos 40 anos de vida, dedicou-se à arte morando na região, especificamente em Diadema. Por isso, vereadores diademenses decidiram homenageá-lo: a nova sede do MAP (Museu de Arte Popular) teria seu nome – o centro sairá do Teatro Clara Nunes para ter local próprio, na Rua Professora Vitalina Caiafa Esquível. Mas o governo de Lauro Michels (PV) decidiu imprimir 5.000 exemplares de guia convidando o morador à inauguração do novo MAP sem que o Legislativo pudesse efetivar a honraria a Orlando Mattos. O fato irritou bastante a vereadora Cida Ferreira (PMDB), que tem longa trajetória na política diademense e foi contemporânea do artista. Estava quieta na sessão até receber em mãos o folheto produzido pelo Paço. Então, levantou-se, pediu a palavra e vociferou contra o governo. Disse que era desrespeito com a Casa atropelar a votação, ao apresentar material de publicidade sem que vereadores tivessem aprovado projeto de lei para homenagear Orlando Mattos. E conclamou aos demais colegas que se votasse contra a proposta. Governistas tiveram de agir rápido, pois o discurso da peemedebista ganhou força entre os parlamentares. O projeto foi adiado por 18 dias e retorna à pauta somente depois da reabertura do MAP. Cida Ferreira ganhou a queda de braço contra a gestão Lauro, mas Orlando Mattos foi quem mais perdeu.

Impeachment
O deputado federal Alex Manente (PPS), de São Bernardo, uniu-se aos parlamentares de PSDB, PPS, Solidariedade, DEM, PSC, PTB, além de parte do PMDB e do PSD, para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O movimento começa a ganhar força nas redes sociais. “É fundamental que o Congresso Nacional se posicione pelo impeachment depois de vermos tantas irregularidades e tantas denúncias que já foram levantadas. E é isso que estamos iniciando hoje, o processo de reconquista do Brasil para os brasileiros”, afirmou o popular-socialista. O site que coleta assinaturas pela queda da petista é www.proimpeachment.com.br. Outro deputado da região, Vicentinho (PT) acredita que o impeachment é golpe.

Homenagem
A Câmara de São Bernardo concedeu título de cidadão a José Luiz Monteiro Toledo, ex-assessor de Otávio Manente (morto em 2011). A proposta foi do parlamentar Manuel Martins (PPS) e a cerimônia contou com presença de variadas lideranças políticas, como o ex-prefeito Tito Costa, o deputado Alex Manente (PPS) e o presidente da Casa, José Luís Ferrazeri (PT), que tem o filho de Toledo como assessor.

Influência
A filiação do ex-prefeito de Ribeirão Pires Clóvis Volpi no PSDB para ser candidato em Mauá – decidida aos 45 minutos do segundo tempo – resgatou personagem que muitos acreditam estar fora da política mauaense: o ex-prefeito José Carlos Grecco. Muito se comenta nos bastidores da cidade que foi Zé Carlos Grecco o fiador do regresso de Volpi, justamente ele quem fez o então deputado deixar o PSDB e Mauá por falta de espaço político. Grecco foi prefeito de Mauá entre 1993 e 1996. Elegeu-se pelo PMDB, mas mudou-se ao PSDB no meio do mandato para se tornar cacique tucano. Passados quase 20 anos de sua saída do Paço, Grecco segue com influência na política local, algo que muitos candidatos no município duvidam. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;