Setecidades Titulo Casamenteiro
Festa pelo Dia de Santo Antônio mobiliza paróquias do Grande ABC

Igrejas esperam movimento de pelo menos 53 mil pessoas em missas

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
13/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Igreja Católica celebra hoje uma de suas entidades mais populares: o casamenteiro Santo Antônio. As paróquias em homenagem a ele na região, em Santo André e São Bernardo, programam missas e festejos para a data.

Em Santo André, os moradores próximos à igreja da Vila Alzira serão acordados às 6h com o estouro dos tradicionais 13 morteiros. Durante o dia terá quermesse e, a partir das 7h, serão realizadas missas a cada duas horas. Serão vendidos 8.000 pedaços de bolos e haverá 20 pernis de 12 quilos para lanches.

Já em São Caetano, a celebração será feita com quatro missas e a quermesse durante todo o fim de semana. Será organizado ainda um bingo.

O padre Francinaldo Sousa, 42 anos, pároco em São Caetano, disse que espera cerca de 3.000 pessoas. “Este dia é importante e queremos que ajude a comunidade a crescer no amor e na esperança.”

Em Santo André, o frei Geraldo do Santos, 46, tem expectativa de 50 mil visitantes ao longo do dia. “Com a festa queremos fortalecer a nossa paróquia, passar o lado bom da igreja e da espiritualidade franciscana para que a população se sinta bem conosco e que seja um momento de graça e bênçãos ao pão e às pessoas.”

Segundo o frei, a comunidade está ansiosa. “É como se fosse receber alguém importante em nossa casa. Queremos que todos se sintam acolhidos.”

Para preparar a festa, é necessário muito trabalho. E nem só de casamentos vive o santo. A dona de casa Arlete Cacioli Osório, 79, participa da organização fazendo pastéis, além de ser coordenadora da Pastoral da Saúde. Há três anos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas faz questão de participar. “Estou doente, mas nem que seja a minha última festa, venho em gratidão a Santo Antônio.”

Outra que trabalha com os pastéis é a aposentada Virgínia Rizzo Sanfalon, 88, que disse ter alcançado graças de Santo Antônio, “Há um ano operei o intestino e me recuperei bem.”

A dona de casa Janete Gomes Segalla, 69, trabalha na confecção dos corações do santo. “Estou envolvida na organização há 30 anos. Minha família participa ativamente da festa. Todos estão mobilizados a partir das 6h. No dia seguinte, a gente descansa e Santo Antônio nos dá força”, brincou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;