Política Titulo São Caetano
Bonome articula e desmancha G-11

Secretário de Governo de S.Caetano e chefe da Câmara definem nova formação de comissões

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), articulou junto ao presidente da Câmara, Paulo Acr (Pros), a dissolução do G-11 e nova composição das comissões permanentes. O acordo colocou fim ao impasse que travou os trabalhos no Legislativo e garantiu a retomada da governabilidade ao prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Bonome e Pinheiro reuniram 18 dos 19 parlamentares – Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), não compareceu alegando motivos particulares – no Palácio da Cerâmica na noite de ontem e ‘apararam as arestas’ que se arrastavam desde dezembro, quando Bottura foi eleito para chefiar o Legislativo e derrotou o candidato governista, Chico Bento (PP).

“Além de ter a formação das comissões, nós temos garantia do presidente da governabilidade, algo que nem fez parte do diálogo. Ele disse de livre e espontânea vontade. Todos os vereadores, sem exceção, se comprometeram a dar sustentação e defender o governo nas ações para o crescimento da cidade acontecer”, disse Bonome.

Pinheiro exaltou o restabelecimento da “boa relação” entre Executivo e Legislativo. “Incomodou todo mundo, o prefeito, o presidente e os vereadores. Ninguém queria essa divisão. O bom senso prevaleceu e vamos estar juntos construindo São Caetano. Os parlamentares se conscientizaram de que não adianta ter divergência, porque isso não constrói.”

A Comissão de Finanças e Orçamento será presidida por Edison Parra (PHS) e composta por Flávio Rstom (PTB), Carlos Humberto Seraphim (PPS), Pio Mielo (PT) e Eder Xavier, sendo que os dois últimos entraram nas vagas de Chico Bento e Roberto do Proerd (PMDB). Justiça e Redação terá Chico Bento no comando, com apoio de Fábio Soares (PSD), Fabio Palacio (PR), Roberto do Proerd e Sidão – a mudança foi a saída de Marcel Munhoz (PPS) e entradas do peemedebista, socialista e do progressista.

Marcel Munhoz será terceiro secretário da Casa, uma vez que o cargo estava vago com a renúncia de Severo Neto (PSB), que deixará a Casa para assumir a Pasta de Esporte.

Essa alteração será formalizada na segunda-feira. “Não há necessidade de nova eleição. Fica a meu critério e como está muito bem alicerçado, vou nomear os novos integrantes”, explicou Bottura, que fez juras de fidelidade ao governo Pinheiro. “Não digo que foi recuo do G-11. Na política não adianta ser radical. Quem aponta o dedo e imputa não busca alternativa. O prefeito tem agora 18 votos e quando precisar do meu voto terá sempre, não tenha dúvida.”

“Foram três maestros: o prefeito, que delegou ao Bonome a função de fazer a composição; esse, que mostrou porque é um dos maiores articuladores da região, e o Bottura, que teve toda habilidade para conduzir o acordo”, avaliou Pio. Já Chico Bento disse que não há mais impasse. “É o bom senso que prevaleceu. Acredito que agora as coisas vão andar.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;