Economia Titulo
Bolsas de Londres e Frankfurt anunciam fusao
Por Do Diário do Grande ABC
03/05/2000 | 14:04
Compartilhar notícia


As Bolsas de Londres e Frankfurt anunciaram nesta quarta-feira sua fusao, criando o maior mercado de valores da Europa. As duas bolsas de valores controlarao 50% das açoes da nova entidade, que será denomina International Exchange (iX). Segundo o acordo de fusao, as açoes preferenciais da bolsa serao negociadas em Londres e as de alta tecnologia, em Frankfurt. A fusao é um grande passo em direçao a um mercado global para compra e venda de açoes a preços mais acessíveis.

As pressoes a favor da consolidaçao das bolsas européias se intensificaram desde a entrada em vigor do Euro, a moeda comum, e quando começou a competiçao com os mercados eletrônicos e norte-americanos. No mês passado, Paris, Bruxelas e Amsterda formaram uma bolsa regional tripartite, e tentaram convencer Londres a acompanhá-los, aparentemente sem êxito. Com isso, a Bolsa de Frankfurt ficaria relativamente isolada na Europa.

Londres e Frankfurt, as duas maiores bolsas da Europa, tentam se fundir há alguns anos. Em 1998, tentaram formar um embriao de uma bolsa pan-européia e, depois, ampliaram tal plano para poder incluir outros seis mercados de valores.

Pelo menos um dos representantes do mercado financeiro norte-americano, a Bolsa de Nasdaq, terá uma participaçao formal no novo mercado anglo-alemao. A criaçao de uma sociedade comum entre o Nasdaq americano e a nova entidade nascida da fusao das bolsas de Londres e Frankfurt permitirá criar um mercado contínuo em todos os continentes 24 horas por dia, enfatizou nesta quarta-feira o presidente do Nasdaq, Frank Zarb.

A nova bolsa iX e o Nasdaq Europa, uma facçao européia da bolsa eletrônica americana, vao criar um mercado europeu, o Nasdaq-iX, onde serao cotados os valores com forte potencial de crescimento (telecomunicaçoes, alta tecnologia), explicou Zarb, durante coletiva de imprensa.

A criaçao do Nasdaq-iX constitui ``uma etapa maior para criar um mercado versátil mundial', acrescentou Frank Zarb, presidente da Associaçao americana dos Corretores da Bolsa (NASD), que dirige o Nasdaq.

``As companhias que se classificarem poderao efetivamente ser cotadas durante as 24 horas', disse. Com o Nasdaq-Japao, que será lançado em junho, o mercado abrirá em Tóquio quando se fechar em Nova York, explicou. O Nasdaq também coopera com as bolsas de Hong Kong e Xangai.

O Nasdaq-iX deverá, por sua parte, começar a operar até 2001, estimou Zarb. ``Nao podemos realmente estabelecer a conexao enquanto os outros (Londres e Frankfurt) nao tiverem conseguido sua consolidaçao', explicou.

O iX deverá nascer a partir de setembro, depois da luz verde de seus acionistas e das autoridades do setor. Terá sua sede em Londres, onde serao cotados os valores tradicionais, enquanto que os títulos da nova economia serao cotados em Frankfurt.

O Nasdaq-iX pertencerá em partes iguais (50/50) ao Nasdaq Europa e ao iX. Também terá sua sede em Londres, mas será operacional em Frankfurt.

Representará o maior mercado europeu de valores com forte crescimento, já que 80% do volume das transaçoes será deste setor. Reunirá os valores do Novo Mercado (Neuer Markt) de Frankfurt (cerca de 700 títulos), os do techMARK de Londres e os valores do Nasdaq americano, entre eles os títulos que compoem o Nasdaq 100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;