Economia Titulo
Taxa Selic deve ficar igual
Por
21/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A reunião ordinária de janeiro do Copom (Comitê de Política Monetária) – a primeira de 2008 – é o destaque da agenda nacional de economia da próxima semana.

Apesar de o mercado contar com a manutenção da taxa básica de juros neste mês, o encontro da diretoria do Banco Central, agendado para começar na terça e terminar na quarta-feira, sempre é cercado das mais diferentes expectativas, desde em relação ao comunicado que acompanha a decisão até para saber se algum membro do BC apresentará voto discordante da maioria.

Todas as 62 instituições do mercado financeiro consultadas esperam que a Selic permaneça no nível atual de 11,25% ao ano. Para esses especialistas, a autoridade monetária manterá a tendência conservadora basicamente devido à existência de um cenário de riscos inflacionários ainda bem parecido com o observado desde a última reunião de 2007.

Além disso, a preocupação com a possibilidade de recessão econômica nos Estados Unidos deve reforçar o tom de cautela no Brasil.

IBGE

Um dia após a decisão do Copom, quinta-feira, véspera do feriado municipal de aniversário de 454 anos de São Paulo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgará o IPCA-15 de janeiro.

As primeiras coletas de previsões com analistas do mercado financeiro já mostram que o indicador poderá vir com uma taxa ligeiramente menor que a de dezembro, quando subiu 0,7%.

Na quinta-feira, o IBGE divulga ainda a Pesquisa Mensal de Emprego de dezembro. Segundo alguns analistas do mercado financeiro não está descartada uma taxa de desemprego menor que a de novembro, quando o resultado foi de 8,2% da População Economicamente Ativa e o mais baixo da série iniciada em 2002 pelo instituto.

Outros dois indicadores tradicionais das segundas-feiras são a pesquisa Focus do Banco Central e o resultado parcial de janeiro da balança comercial brasileira, quando Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostrará o desempenho referente à terceira semana do mês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;