Esportes Titulo Olimpíada Caipira
Bauru acende pira e dá início aos Abertos
Anderson Fattori
do Diário do Grande ABC
16/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 

Bauru, localizada a 351 quilômetros de distância do Grande ABC, se autointitula o coração de São Paulo por estar localizada na região central do Estado. A partir de hoje, será também o centro das atenções dos esportistas. Pela segunda vez, a cidade, economicamente valorizada pela indústria, recebe os Jogos Abertos do Interior.

Apesar das disputas terem começado na quarta-feira, a cerimônia de abertura será hoje, às 19h. Conhecido também como Olimpíada Caipira, o torneio - que chega à 76ª edição - reúne 197 municípios e mais de 15 mil atletas. São Bernardo, atual campeã, e São Caetano, que conquistou 13 títulos nos últimos 15 anos, são os dois representantes da região na elite, enquanto que Diadema, Mauá e Santo André estão na Segunda Divisão.

A briga em 2012 promete ser a mais acirrada dos últimos anos. São Bernardo vai tentar repetir a grande campanha do ano passado, mas não será nada fácil. A cidade levou para Bauru 520 atletas, compondo uma das maiores delegações da competição - a mais numerosa do Grande ABC - e terá como principal concorrente justamente a vizinha São Caetano.

Recompostos após corte no Orçamento em 2011, os são-caetanenses entram na disputa como favoritos ao título. Serão apenas 380 atletas, mas nomes do quilate de Arthur Zanetti, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (leia baixo). Outro destaque é o atletismo, já que o município, em parceria com a BM&FBovespa, mantém alguns dos maiores nomes da modalidade.

Na Segunda Divisão, Santo André é a que tem mais chances de lutar por vaga na elite, mas o sonho é muito distante. Com o baixo investimento no esporte nos últimos anos, a cidade, que sempre disputou a Primeira Divisão e conquistou 12 títulos, despencou e hoje sobrevive do basquete feminino, comandado com maestria pela técnica Laís Elena. Outra modalidade que pode render pontos para o município é o judô, também bastante tradicional.

Mauá, com delegação composta por 90 atletas, entra na disputa com meta bem estabelecida: conseguir pódio inédito na ginástica rítmica. O planejamento é baseado no título obtido nos Jogos Regionais, em julho. Futsal e caratê também podem trazer medalhas.

Por fim, Diadema entra na competição com apenas três atletas. (Colaborou Lígia Valezi)

 

Rivais investem em delegações numerosas e reforços gringos

Os principais rivas das cidades do Grande ABC são os mesmos da última temporada: São José dos Campos, Piracicaba e Pindamonhangaba aparecem como grandes ameaças à hegemonia de São Bernardo e São Caetano na competição.

Os piracicabanos, que terminaram os Jogos Abertos de 2011 na terceira posição, invadiram Bauru com 700 atletas, compondo a maior delegação do torneio. São José dos Campos, que lutou contra São Bernardo pelo título no ano passado, conta com 457 atletas, enquanto que Pindamonhangaba terá 450 competidores.

Outra equipe que promete incomodar é Mogi das Cruzes, que recebeu os Jogos em 2011 e vai sediar novamente a competição em 2013. Entre os 520 atletas da cidade, o destaque é o judoca grego Ilias Iliadis, campeão olímpico e bicampeão mundial, que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Londres.

São Bernardo vence no vôlei e futebol; S.Caetano lidera natação

O vôlei feminino de São Bernardo estreou com o pé direto nos Jogos Abertos. Em partida que marcou o retorno do técnico Zé Alexandre, o time impôs 3 sets a 0 em Araraquara. Hoje, o desafio é contra o poderoso time de Osasco, às 14h.

São Bernardo também se deu bem no futebol masculino. Sob comando do técnico Paraná, a equipe ganhou de Piracicaba por 2 a 1, com gols de Brener no primeiro tempo e Cauã, nos últimos minutos do jogo. Paraíba, com um golaço de bicicleta, diminuiu para o time do Interior. No outro duelo de ontem, São Caetano não conseguiu segurar o Sorocaba e perdeu por 1 a 0.

Com isso, São Bernardo e Sorocaba estão garantidos na segunda fase.

Na natação, São Caetano continua liderando. Após 15 provas, a cidade conquistou oito medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze. São José é a vice-líder.

 

São Bernardo escala atleta

da Moldávia para vencer dama

Pelo segundo ano consecutivo, São Bernardo resolveu importar jogadora da Moldávia para garantir o título da dama. Julia Romanscaia está em ação em Bauru e é a grande favorita para conquistar a medalha de ouro. No masculino, Piracicaba adotou a mesma tática e trouxe o damista russo Alexander Schvarzman.

Para o presidente da Confederação Brasileira, Lélio Sarcedo, a iniciativa das cidades é benéfica, mesmo que não tenha continuidade do intercâmbio nos municípios, já que os reforços são importados exclusivamente para os Abertos.

"A participação destes atletas internacionais só eleva ainda mais o nível da competição, que já é considerada o terceiro maior evento de damas da América Latina", comentou Lélio Sarcedo.

Mesmo sem estrangeiros, São Caetano é outra força no torneio. A cidade aposta em Allan Silva, 20 anos, brasileiro campeão pan-americano e que conquistou a única vaga destinada para as Américas nos Jogos Intelectuais.

 

SUL-COREANOS

Exportar atletas para se dar bem nos Abertos é prática comum entre as cidades, mas chama atenção a presença de três sul-coreanos no futebol. Eles defendem a cidade de Sorocaba, que possui parceria de intercâmbio com escola do país. A participação na competição conta como estágio.

 

Medalha de ouro na Olimpíada, Arthur Zanetti entra em ação hoje

Um dos principais nomes dos Jogos Abertos do Interior estará em ação hoje. O ginasta são-caetanense Arthur Zanetti, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, competirá nas argolas, no solo e no salto antes de embarcar para os dois últimos torneios do ano na Europa.

"Meu objetivo é ajudar São Caetano a vencer a principal competição entre cidades. Vou fazer o melhor que eu puder", garantiu Zanetti, que depois do ouro em Londres disputou o Campeonato Brasileiro, em Goiás, e torneio na Suíça.

Figura carimbada na Olimpíada Caipira, esta será a primeira vez que Zanetti vai competir nos Abertos como campeão olímpico. "Sempre participo da competição e neste ano deve ser diferente, depois da medalha de ouro. Sei que tenho muitos fãs no Interior, mesmo entre os ginastas. E vai ser legal. Do Interior saem muitos ginastas. Espero servir de motivação", comentou.

Além dos pontos para São Caetano, a presença de Zanetti deve movimentar os Jogos Abertos. "Acho que a participação do Arthur, um campeão olímpico, por São Caetano, vai engrandecer o torneio. Atrai mídia, é bom para os Jogos e para a ginástica", comentou o técnico Marcos Goto.

Além da ginástica, a programação de hoje está recheada de disputas envolvendo distribuição de medalhas. Um dos destaques é o kickboxing, que terá lutas de manhã, à tarde e à noite. A natação terá as provas para atletas com necessidades especiais (PCD).

Bocha, ciclismo, damas, ginástica rítmica, caratê, tênis e polo aquático também terão dia bastante recheado.

Os esportes coletivos sempre merecem destaque. No vôlei feminino categoria especial, São Caetano enfrenta Araraquara, às 11h. À tarde, às 14h, São Bernardo pega o poderoso time de Osasco, atual campeão paulista.

No handebol feminino, Santo André encara Americana, às 17h, uma hora antes do duelo entre São Bernardo e Itapevi.

No futebol masculino, São Caetano enfrenta Guarulhos e, em seguida, jogam São Bernardo e Ribeirão Preto.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;