Setecidades Titulo Mauá
Dia do Meio Ambiente inspira desfile de vestimentas sustentáveis

Evento promovido pela Braskem teve a Copa do Mundo como tema

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Teatro Municipal de Mauá recebeu, na manhã de ontem, a 5ª edição do projeto Comunidade Ecofashion, promovido pela Braskem. A ação, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quinta-feira, reuniu 30 crianças e adolescentes do entorno do Polo Petroquímico em desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis como embalagens, copos plásticos, jornal, entre outros.

O evento teve o tema A taça do mundo é nossa e, por isso, contou com vestimentas nas cores da bandeira brasileira. Para a produção das roupas, os estudantes de quatro escolas das proximidades da Braskem participaram de três oficinas acompanhados pelos familiares.

A ideia é promover sustentabilidade, uma das diretrizes estratégicas da Braskem, destaca o gerente de relações institucionais da empresa, Flávio Chantre. “Com essa mobilização conseguimos reforçar a temática ambiental nas famílias, como descarte correto dos resíduos, redução do consumo e aproveitamento do lixo.”

O programa contou com parceria do Instituto Ecotece, que atua na questão do vestir consciente. “Nossa proposta é utilizar a moda como meio para processo de reflexão sobre o descarte e o que pode ser reaproveitado em casa”, comenta a diretora da entidade, Lia Spinola. Durante os encontros, cerca de 12 funcionários da ONG ficaram responsáveis por introduzir de maneira lúdica e didática conceitos de forma e costura aos participantes.

Não faltou criatividade para que as crianças caprichassem nas vestimentas. A estudante Aline Silva, 10 anos, por exemplo, se inspirou na estrela Carmem Miranda para produção de vestido que usou 300 copos plásticos e 100 folhas de jornal. O material foi recolhido pela família com vizinhos.

Já a jovem Ana Clara Souza, 11, apostou no look cowgirl brasileira. Ela precisou de 120 filtros de café, 200 lacres de latinha de refrigerante e o tecido de um guarda-chuva velho para confeccionar camisa, colete e calça aos moldes usados pelos personagens de faroeste.

Cerca de 500 convidados prestigiaram o desfile. As peças mais criativas foram escolhidas por júri composto por profissionais da moda e da área de Educação Ambiental com base nos critérios: estilo, estética, sustentabilidade e criatividade. Os vencedores levaram para casa notebook, tablet e aparelho MP3.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;