Internacional Titulo Tensão
Coreia do Sul realiza disparos em águas do norte

País do norte conduziu treinamentos militares
perto da disputada fronteira no mar ocidental

Por
31/03/2014 | 02:08
Compartilhar notícia
Da AP


A Coreia do Sul atirou contra as águas da Coreia do Norte em resposta a um treinamento militar conduzido pelo governo de Pyongyang mais cedo, afirmou um militar sul-coreano.

Um funcionário da Junta de Chefes de Estado-Maior da Coreia do Sul disse que nenhum disparo atingiu o território norte-coreano ou instalações militares. Ele não forneceu mais detalhes e falou sob a condição de não ter seu nome revelado.

Moradores de uma ilha sul-coreana próxima da fronteira foram retirados de suas casas e encaminhados para abrigos. Kang Myeong-sung disse em entrevista de um abrigo na ilha de Yeonpyeong que não viu nenhuma aeronave de guerra, mas declarou que pode escutar disparos de artilharia.

Hoje, a Coreia do Norte conduziu treinamentos militares perto da disputada fronteira no mar ocidental e ameaçou levar adiante um quarto teste nuclear em algum momento, mas Seul disse que não há sinais de nenhuma detonação iminente.

A Coreia do Norte anunciou no início da madrugada os planos para treinamentos em sete áreas ao norte da fronteira com o sul, enquanto o Ministério da Defesa de Seul alertou que reagiria fortemente se fosse provocado.

O governo norte-coreano rotineiramente testa artilharia e mísseis no oceano, mas o anúncio antecipado dos treinamentos é algo raro. Wee Yong-sub, vice-porta-voz no Ministério da Defesa da Coreia do Sul, disse que a mensagem de Pyongyang foi uma tentativa "hostil" de elevar a tensão na península.

A Península da Coreia tecnicamente permanece em um estado de guerra, porque o conflito de 1950 a 1953 terminou com um armistício, e não um tratado de paz. Cerca de 28.500 tropas norte-americanas continuam na Coreia do Sul para deter uma possível agressão da Coreia do Norte. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;