Setecidades Titulo Animais
Exposição terá gatos gigantes de Sto.André

Evento na Capital reúne 250 felinos de 21 raças diferentes, incluindo os maine coons da região

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
23/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Clube Brasileiro do Gato, em parceria com uma marca de rações para felinos, realiza hoje e amanhã, na Capital, a maior exposição de gatos do País. São 250 felinos de 21 raças diferentes que se apresentarão na Sociedade Hispano Brasileira, na Rua Ouvidor Portugal, 541, bairro Ipiranga, incluindo dez maine coons que pertencem à criadora andreense Ângela Stoicov, 37 anos.

A raça é conhecida como gato gigante, sendo que o macho chega a pesar até 13 quilos quando adulto. Ângela começou a criá-los em 2006, quando seu cão da raça rottweiler morreu. “Fiquei muito triste e meu marido quis arrumar outro bichinho. Eu disse que queria um gato, e pensei em comprar um persa, mas ele logo falou que iria procurar uma raça diferente. Foi quando apareceu com o rottweiler dos felinos”, brinca.

Um filhote de maine coon com pedigree chega a custar até R$ 4.000, mas Ângela acredita que vale o investimento. “Eles chamam a atenção pelo tamanho e porte.”

Para participar da exposição, os gatos de Ângela passaram por rotina de banho e cuidados ontem. A apresentação leva em conta as características físicas do animal, mas também seu comportamento frente ao juiz. Diferentemente dos concursos para cães, em que os animais desfilam de coleira, no caso dos gatos eles são colocados sobre a mesa dos juizes. “Alguns criadores ensinam o animal a assumir a postura que mais valoriza a raça. Mas o importante mesmo para manter as características do bichano é investir em ração de boa qualidade e cuidados como banhos e escovação.”

Além do maine coon de Ângela, a exposição, com entrada gratuita para visitantes, trará também outros tipos exóticos, como os devon rex, gatos sem pelo que inspiraram o cineasta Steven Spielberg a criar o famoso E.T., além de diversos exemplares de raças grandes, que vêm ganhando a preferência do público.

Já a competição terá cinco juízes vindos da França, Argentina e Finlândia, que farão suas avaliações em uma série de diferentes categorias, considerando raça e faixa etária. Serão eleitos os melhores exemplares e também o melhor animal de cada dia. Os campeões acumulam pontos para suas posições no ranking nacional.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;