Setecidades Titulo Meio ambiente
Decreto transforma Estoril em unidade de conservação

Prefeitura promete intensificar ações de Educação ambiental em parque de São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), assinou ontem decreto que transforma o Parque Estoril, no Riacho Grande, em unidade de conservação. O objetivo é facilitar a manutenção da vegetação nativa e evitar construções na área preservada. O local tem cerca de 372,5 quilômetros quadrados.

“Estamos congelando espaços de edificações, mas vamos potencializar o uso em áreas com essa finalidade”, explica o prefeito, referindo-se às obras para construção de restaurante, quiosques e píer. Apenas 5% da área total do parque é ocupada por equipamentos destinados à visitação.

O petista afirma que a Prefeitura faz monitoramento constante com intuito de evitar invasões de fora para dentro, semelhante ao que ocorreu na Chácara Baronesa, na divisa de São Bernardo com Santo André. “Vira e mexe, vocês (da imprensa) recebem reclamações de que (fiscais) derrubaram barraco. Tenho dito claramente que não estão permitidas novas construções”, assegura.

Também serão intensificadas as ações para Educação ambiental. A Calçada da Fauna mostra animais típicos da Mata Atlântica, como o peixe traíra e os pássaros bem-te-vi e sabiá-laranjeira. Foi iniciada ontem campanha para escolha da mascote do parque. São quatro opções: coruja orelhuda, tamanduá-mirim, jaguatirica e papagaio chauá. A votação deve ser feita até o começo do ano. “Vamos motivar a rede educacional para trazer as crianças e, a partir dessas exposições, estudar”, acrescenta.

O secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano, explica que o decreto altera a forma de gestão do parque. “Quando se cria uma unidade de conservação, o passo seguinte é fazer um plano de manejo, com estudo de território. O objetivo é estabelecer que em alguns locais pode haver uso mais intenso e, em outros, restrição. Nessas partes, só serão permitidas atividades compatíveis, como caminhada e observação da mata e dos animais.”

CÁPSULA DO TEMPO

Ontem, crianças e adolescentes depositaram em uma cápsula do tempo mensagens sobre como desejam ver o parque no futuro. O material será desenterrado daqui a 20 anos.

Estrada Velha do Mar será reaberta em dezembro

A Estrada Velha do Mar, que liga São Bernardo a Cubatão, deverá ser reaberta para visitação em dezembro. O prefeito Luiz Marinho (PT) afirmou que a inauguração depende apenas de trâmites burocráticos e que o local está bem conservado.

Apenas pedestres e ciclistas poderão utilizar o caminho, cujas principais atrações são as belezas naturais e os monumentos históricos. Motocicletas e automóveis terão de ser deixados em bolsão de estacionamento próximo à via. A Estrada Velha foi totalmente fechada em 2011, depois que barreiras foram derrubadas pela chuva. Veículos automotores foram proibidos de circular por lá na década de 1980.

LAURO GOMES

Foi publicado nesta semana o resultado da licitação para obra de extensão da Avenida Lauro Gomes, que passará a ter conexão com as avenidas do Taboão e Doutor Rudge Ramos. O investimento será de R$ 59,6 milhões e o prazo para execução é de 18 meses após assinatura da ordem de serviço.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;