Internacional Titulo
Espanhóis vão às ruas e protestam contra negociações com ETA
Por Da AFP
25/11/2006 | 16:54
Compartilhar notícia


Dezenas de milhares de manifestantes se reuniram neste sábado em Madri, capital da Espanha, para marcar sua oposição a qualquer negociação do governo com os "assassinos do ETA", grupo terrorista que atua em território espanhol.

Os dirigentes do Partido Popular, de direita e que atualmente está na oposição, participaram desta manifestação convocada pela AVT (Associação das Vítimas do Terrorismo) para levar o governo socialista de José Luis Rodriguez Zapatero a interromper o diálogo iniciado com a organização separatista desde seu anúncio de um cessar-fogo, há oito meses.

O ETA é considerado responsável pela morte de cerca de 850 pessoas em quase 40 anos de violência. "Zapatero demissão!", gritavam os manifestantes neste sábado no centro de Madri.

Alguns participantes carregavam cartazes onde podia-se ler a pergunta: "Quem está por trás do 11-M?", em referência a uma possível participação do ETA nos atentados terroristas islâmicos de 11 de março de 2004 em Madri, que deixaram 191 mortos.

Esta hipótese, alimentada por alguns meios de comunicação conservadores espanhóis, foi totalmente descartada pelos investigadores e pela Justiça. O processo de paz no País Basco se encontra atualmente paralisado, devido ao roubo, cometido em 23 de outubro atribuído ao ETA, de 350 armas no sul da França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;