Setecidades Titulo São Bernardo
Lombofaixa sem sinalização oferece risco a motoristas

Avenida João Firmino foi palco de acidentes por causa da instalação da estrutura

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A falta de sinalização em duas lombofaixas - faixas de pedestres elevadas em relação à pista - tem causado problemas na Avenida João Firmino, em São Bernardo. Os obstáculos foram instalados pela Prefeitura há cerca de duas semanas e são mais altos do que as lombadas convencionais. Os redutores de velocidade estão localizados em frente ao Hospital Assunção e ao Colégio Ábaco, nos dois sentidos de circulação.

Na semana passada, um veículo capotou ao passar pela via em alta velocidade e perder o controle no obstáculo diante do hospital. A lombofaixa tem cerca de 15 centímetros de altura e a rampa é íngreme, o que faz a faixa parecer um degrau. "Isso está uma muralha, praticamente. Quero ver quando as ambulâncias do hospital passarem por lá em alta velocidade. Vai dar tragédia", avalia o motorista Ronaldo Bocchi. Muitos condutores, ao se depararem com a lombada, freiam de maneira brusca, provocando risco de colisão traseira.

Em frente ao colégio, a lombada é pouco mais baixa, com 13,5 centímetros. Nesse ponto, a rampa é menos íngreme, o que faz com que o impacto seja menor.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que "deve ser feita a concordância entre o nível da Faixa Elevada e o das calçadas". A resolução 39 do mesmo órgão determina que lombadas devem ter entre oito e dez centímetros. "A lombofaixa é um obstáculo, e portanto deve ser enquadrada como tal", explica Maurício Januzzi, da Comissão de Trânsito da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).

Outra determinação do Contran é para que haja sinalização quanto à "passagem sinalizada de pedestres" e que seja colocada placa estabelecendo velocidade máxima de 30 km/h nas proximidades do obstáculo. A redução do limite deve ser feita de forma gradativa ao longo da via.

A Prefeitura de São Bernardo informa que irá providenciar nos próximos dias a sinalização da João Firmino, que recentemente passou por recapeamento, além de obras para a construção de coletor tronco de esgoto. Em relação à altura do obstáculo, a administração informa que segue a legislação específica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;