Setecidades Titulo
De tanto esgoto, água de córrego borbulha em Rio Grande
Por Do Diário do Grande ABC
29/09/2004 | 09:16
Compartilhar notícia


A poluição no córrego Fumagalli, que atravessa parte das vilas Verde e Lopes, em Rio Grande da Serra, piorou desde janeiro. O córrego, que já era considerado o mais poluído entre os 60 afluentes da bacia do rio Tietê que passam por monitoramento freqüente, agora recebe esgoto in natura de construções recentes. A água do córrego é turva, os gases borbulham e o cheiro é insuportável.

O vice-presidente do MDV (Movimento em Defesa da Vida), José Soares da Silva, culpa a Prefeitura sobre a falta de fiscalização e o atual estado do córrego. "Há três meses não retiram o lodo do fundo do córrego e os detritos nas margens. Com as chuvas, o material vai voltar para as águas e há mais risco à saúde."

Élcio Tibério, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Grande da Serra, não nega que a situação do córrego seja crítica. "Realizaremos uma fiscalização no local porque só liberamos a construção de fossas sépticas na área. Já a destinação do lodo depende de um aterro apropriado na região para levar o material e não temos."

A água do córrego Fumagalli vai direto para o sistema Rio Grande, reservatório da represa Billings responsável pelo abastecimento da maior parte da população da região. Mesmo assim, o superintendente da Unidade de Negócio Sul da Sabesp, José Luiz Salvadori Lorenzi, informou, por meio da assessoria de imprensa, que apesar das condições críticas do córrego Fumagalli, a qualidade da água bruta captada no manancial não é prejudicada na estação de tratamento de água do município.

A Sabesp é a responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. Segundo o superintendente, até o fim de 2005, a coleta de esgoto no município deve passar de 25% a 45%, trabalho que faz parte do Projeto Tietê. Desse material coletado, ele diz que 90% irá para a ETE, em São Paulo, na divisa com São Caetano. Hoje, menos de 1% do esgoto de Rio Grande é tratado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;