Cultura & Lazer Titulo
Humor em 243 tirinhas
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
20/12/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


El Terrado (80 págs., R$ 29,90) é o último livro do artista gráfico paulistano Maxx Figueiredo, lançado recentemente no 12º Fest Comix. Boa pedida para quem busca novidades na área de arte seqüencial, o trabalho é cheio de peculiaridades.

Segundo o autor, é o primeiro comic brasileiro feito em 3D (foram usados vários softwares, de Quark a 3DMax). Tanta tecnologia não consegue ‘endurecer’ o lírico resultado obtido pela receita estética e narrativa.

Figueiredo conta ter idealizado El Terrado durante um período passado em Barcelona, Espanha. A história foi publicada em espanhol. E fala de solidão e choque cultural. Estar sozinho, mas cercado de gente, em um país estranho.

Os quadros são todos em preto-e-branco. O que realmente predomina são as nuances de cinza. Nada mais urbano e angustiante.

O protagonista está numa festa, no terraço referido no título. De lá é possível avistar a cidade inteira. Vê-la, mas não tê-la. Por uma bobagem, o homem acaba completamente só e trancado na cobertura. Ele, o concreto e o abismo.

A situação o leva a uma reflexão profunda sobre a impermanência das coisas. Metáfora para o conceito budista de que nenhum mal e nenhum bem é para sempre. Mais no site (www.maxx.art.br/elterrado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;