Setecidades Titulo Transporte
Expresso ABC tem alta de usuários

Volume de passageiros transportados pelo ramal da CPTM, que liga Santo André à Capital, subiu de 18 mil para 24 mil por dia em um ano

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
30/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 O movimento de passageiros que utilizam o Expresso ABC, ramal de trem que liga Santo André a São Paulo em oito minutos, cresceu 35% neste ano na comparação com 2017. Balanço obtido pelo Diário junto à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mostra que a média diária de pessoas transportadas pelo serviço – que completa dois anos de operação hoje – subiu de 18 mil para 24,3 mil nos dois últimos anos. O número representa acréscimo de 6.350 usuários por dia.

O aumento na demanda de passageiros, segundo a companhia, ocorre após o serviço ter ampliado a quantidade de viagens diárias – de 14 para 16 partidas – visando atender o fluxo maior do sistema. A medida foi implementada em novembro do ano passado pelo governo do Estado.

Embora as últimas alterações tenham suprido eventuais necessidades do sistema, de acordo com a CPTM, futuras expansões de viagens diárias do serviço não estão descartadas. Em operação desde novembro de 2016, o Expresso ABC funciona de segunda a sexta-feira, com viagens diretas entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí. A circulação ocorre em via exclusiva entre as paradas, sem interferir no tráfego de trens da Linha 10-Turquesa, que opera entre Brás e Rio Grande da Serra com intervalo regular.

A medida, além de desafogar o principal ramal de trem da região, também tem atraído novos usuários ao sistema em decorrência da rapidez oferecida pelo serviço. As viagens do Expresso ABC são realizadas por composição de oito carros, com capacidade para até 2.000 pessoas. Além do tempo menor de percurso, entre Santo André e Tamanduateí, o serviço aumentou a oferta de lugares para os passageiros que viajam neste trecho.

A auxiliar de contabilidade Antonieta Martins, 35 anos, moradora de Santo André, foi uma das pessoas que aderiram ao uso do ramal de trem após a implantação do serviço. “Tinha resistência antes por conta da lotação. Agora, com o expresso, faço o trajeto de maneira ágil e ainda consigo sentar em quase todas as viagens”, conta.

O ajudante geral Ricardo Batista, 45, também elogia o serviço. “Hoje consigo saber o horário certo que o trem passa e consigo entrar nele tranquilamente. O serviço melhorou muito”, elogia.

O intervalo entre as viagens do Expresso ABC é de 30 minutos. Na parte da manhã, o trem direto circula das 6h às 9h30. A operação começa a partir da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerrando a viagem na Estação Tamanduateí, que tem integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô.

Segundo a CPTM, as partidas realizadas durante o período da manhã concentram o maior volume de passageiros. A média por viagem é de 1.568 usuários. Já no período da tarde, das 16h às 19h30, o serviço é feito no sentido contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar a viagem em Santo André. Neste período, são 1.475 passageiros transportados a cada partida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;