Nacional Titulo
DF lança campanha contra a hantavirose; 10 já morreram
Por Do Diário OnLine
Com Agências
31/07/2004 | 15:23
Compartilhar notícia


A partir de domingo, o governo do Distrito Federal vai divulgar uma campanha publicitária para prevenir e combater o rato que transmite o hantavírus. O surto, que teve início em maio, atingiu 17 pessoas (14 em Brasília e três em Goiás) este ano e causou 10 mortesem Brasília.

As emissoras de televisão de Brasília mostrarão, até o dia 10 de agosto, cinco filmes de um minuto cada, tirando dúvidas e fornecendo orientação para as pessoas que vivem nas áreas rurais do DF. As 13 emissoras de rádio mais ouvidas em Brasília apresentarão cinco spots diferentes até o final do mês de agosto esclarecendo as dúvidas mais comuns da população. As questões foram formuladas pelos técnicos da Secretaria de Saúde do governo do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Articulação Institucional, Hélio Doyle, a campanha terá um custo de R$ 1,4 milhão e se fez necessária porque a hantavirose foi registrada em outras regiões do DF, além de São Sebastião, onde foram registrados até agora quatro casos da doença.

A campanha prevê ainda a publicação nos jornais da cidade de uma página inteira com perguntas e respostas sobre a hantavirose. “Nós vamos avaliar essa campanha em oito dias e vamos ver o que vai acontecer. A partir daí vamos decidir se mudamos ou não a campanha”, afirmou o secretário de Saúde do DF, Arnaldo Bernardino.

Provocada por um vírus transmitido por ratos selvagens, a hantavirose não tem tratamento. De evolução rápida, a doença tem alta taxa de mortalidade: quase 50% dos pacientes morrem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;