Internacional Titulo
Falta de segurança compromete paz no Afeganistão, diz ONU
Por Da AFP
12/11/2003 | 09:00
Compartilhar notícia


A falta de segurança compromete o processo de paz no Afeganistão, principalmente com a proximidade da realização de eleições, segundo advertiu o embaixador alemão junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Gunther Pleuger.

Ao apresentar as conclusões de uma visita de cinco dias ao país, o diplomata alemão destacou que "a insegurança provocada pelas atividades terroristas, os combates entre facções e os crimes ligados ao tráfico de drogas são um problema maior". "Com o funcionamento de uma Assembléia Constituinte e a preparação de eleições, o Afeganistão entrou em uma fase ainda mais crítica do processo de paz".

"As condições para um processo político nacional confiável não estão reunidas", advertiu o diplomata, que citou o insuficiente progresso na reconciliação nacional e no desenvolvimento dos partidos políticos, a necessidade de reformas institucionais e a persistência do poder entre os líderes de facções.

Horas antes do início da sessão no Conselho de Segurança, na terça-feira, um atentado com carro-bomba em Kandahar, no sul do Afeganistão, feriu duas pessoas na mesma zona onde funciona a Missão de Assistência da ONU (Unama) no país.

Apesar dos sinais de progresso, o esforço internacional para levantar o Afeganistão está longe de ter sucesso, advertiu Pleuger. Em seu relatório, o diplomata assinalou que remanescentes da rede terrorista Al Qaeda e dos talibãs continuam provocando a insegurança.

"A reconciliação nacional requer um maior esforço, as partes políticas precisam de tempo para o processo, as instituições nacionais devem ser reformadas e o poder dos líderes de facções deve ser reduzido".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;