Cultura & Lazer Titulo Frevo
Ska Maria Pastora: revelação instrumental
29/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante a apresentação no Bleecker St., na Vila Madalena, em São Paulo, nove jovens sobem ao palco e, já nas primeiras notas, embaladas por um naipe de metais imponente e afinadíssimos, agitam o público com suas composições cheias de ritmo e suingue. Estamos falando do Ska Maria Pastora, grupo instrumental formado em 2008, em Olinda, no Pernambuco.

Segundo Deco Trombone, como o próprio nome já diz, trombonista do grupo, os integrantes sempre se juntavam para "tirar um som", e pensavam em manter aqueles encontros como forma de esquentar as "turbinas instrumentais". Foi desses encontros que nasceu a banda. "Percebemos que tínhamos interesses em comum e também que os ritmos jamaicanos e do frevo se casavam." Formada por Leo Oroska (percussão), Deco Trombone, Victor Magall, (guitarra) Jayme Monteiro (guitarra), Sanzyo Rafael (bateria), Leo Vinesof (teclado), Valdir Pereira (baixo), Augusto França (trompete) e Edson Faro (sax) o grupo tenta driblar a agenda para assumir, além da banda, outros projetos musicais.

Influenciada por Capiba e Nelson Ferreira, importantes figuras do frevo pernambucano, e pela banda The Skatalites, principal expoente do ska, gênero musical que teve sua origem na Jamaica dos anos 1950, combinando elementos caribenhos, como o mento e o calipso, e norte-americanos como o jazz, jump blues e rhythm and blues, a Ska Maria Pastora usa as harmonias de clássicos do frevo para envenenar esse segmento da música jamaicana, produções que podem ser conferidas no Myspace da banda www.myspace.com/skamariapastora1.

O resultado é uma música efervescente, dançante e totalmente contemporânea para chacoalhar qualquer pessoa presente em suas aparições por bares e casas de shows de todo o País. O grupo tem uma unidade excepcional, eles conversam entre si com apenas um toque instrumental. "Temos muita sintonia, isso facilita a presença de palco", complementa Deco. Ele ainda diz que a intenção da banda é se manter assim, totalmente instrumental. "Se colocarmos vocal na banda perderá todo o sentido da proposta".

A Ska Maria Pastora está no momento de finalização do seu primeiro disco. No repertório a maior parte das composições é autoral. O grupo também apostou em duas releituras bem interessantes, a música "Cabelo de Fogo" (Maestro Nunes), e o "Hino do Elefante de Olinda" (Clídio Nigro), clássicos frevos pernambucanos.

Com produção de Yuri Queiroga, o trabalho poderá ser conferido no início do próximo semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;