Economia Titulo Crédito
BB lança linha de crédito para setor de autopeças
19/12/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O Banco do Brasil anunciou ontem a criação de uma linha de crédito especial de até R$ 3 bilhões, com juros mais baixos, para o setor de autopeças pagar impostos. O anúncio acontece dias após a Receita Federal ter divulgado que registrou, em novembro, a primeira queda da arrecadação em quatro anos. Parte da queda foi causada pelo aumento da inadimplência de empresas.

O pedido de socorro, segundo o BB, partiu do próprio setor, que vem sendo duramente prejudicado pela desaceleração econômica. Com pouco dinheiro em caixa e dificuldade para tomar dinheiro emprestado, algumas empresas do segmento têm optado por atrasar o pagamento de tributos para manter em dia outros gastos como fornecedores e salários.

Ao atender à demanda dos empresários, no entanto, o BB ajuda também o governo a melhorar sua situação de caixa. Os recursos oferecidos serão destinados ao pagamento de impostos federais e estaduais, como a PIS/Cofins, IPI, ICMS e as contribuições para o FGTS e Previdência Social. O dinheiro também pode financiar o pagamento do décimo terceiro salário e já está disponível nas agências do BB.

Apesar de o pedido ter sido feito pela entidade que representa o setor, as empresas não precisam ser associadas ao sindicato para pedir o dinheiro. Tampouco precisam ser clientes do banco federal.

O novo crédito vai permitir o financiamento de impostos relativos ao período entre novembro de 2008 e fevereiro de 2009. O valor que pode ser financiado varia de 80% do tributo devido (parcelas relativas a novembro) a 50% (relativos a fevereiro de 2009).

Para as empresas que tomarem o crédito, o dinheiro será liberado apenas mediante apresentação das guias de recolhimento dos tributos nas datas de vencimento. O juro praticado no empréstimo deverá ser entre 15% a 20% mais baixo que a taxa cobrada nas linhas tradicionais de capital de giro. Além disso, haverá carência de até três meses para o início dos pagamentos. O financiamento poderá ser quitado em até 12 parcelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;