Setecidades Titulo Gripe
Campanha prevê imunizar 351 mil

Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos poderão ser vacinadas

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
22/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A meta da rede de Saúde do Grande ABC é vacinar pelo menos 351 mil pessoas contra a gripe, na campanha que começa hoje. Em cada cidade, o objetivo é imunizar ao menos 80% do público-alvo, formado por crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos acima de 60 anos. Santo André e Rio Grande da Serra não informaram suas metas para a campanha.

Portadores de doenças crônicas também podem se vacinar gratuitamente, mas não há meta para esse público. A vacina, que protege contra três tipos de vírus – A (H1N1); A (H3N2) e Influenza B – estará disponível até o dia 9 de maio em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O dia de mobilização nacional será no sábado.

Para este ano, houve mudança na vacinação infantil. Enquanto em 2013 foram imunizadas crianças de 6 meses a menores de 2 anos, neste ano a idade limite subiu para menores de 5 anos.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento das doenças respiratórias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;