Política Titulo Em Brasília
Helcio diz que unidade no PT em 2014 pesou para mudança

Petista renunciou ao cargo de vice para assumir hoje cadeira na Câmara dos Deputados

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Helcio Silva (PT), que renunciou ontem ao cargo de vice-prefeito de Mauá, admitiu que a unidade do partido em torno da sua pré-candidatura a deputado federal em 2014 interferiu diretamente na sua transferência para Brasília. O petista toma posse hoje na Câmara dos Deputados, assumindo a cadeira de Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a sete anos e dez meses de prisão por envolvimento no escândalo do Mensalão.

O ex-vice-prefeito sustentou que seria complicado unir a militância em torno do projeto federal se ele recusasse o cargo agora. “A primeira vez fui convocado numa situação precária. Eram três meses e depois desse período eu não seria nem deputado nem vice. Agora é diferente. Se não aceitasse agora creio que ficaria complicado conseguir a unidade no PT”, declarou.

Helcio havia sido convocado para assumir o mandato durante a licença médica do ex-deputado federal José Genoino (PT). Na época, o mauaense alegou impedimento pessoal.

O consenso no PT mauaense ainda é algo a ser conquistado. O governo deseja dobrada única: Helcio a federal e Paulo Eugenio Pereira Júnior, secretário de Mobilidade Urbana, a estadual. Porém, o grupo do ex-prefeito Oswaldo Dias ainda mantém a pré-candidatura à Assembleia Legislativa do vereador José Luiz Cassimiro.

Donisete recordou que a transferência de Helcio para Brasília foi discutida por diversas vezes. “Nossa dobradinha vem desde a campanha eleitoral e sempre tivemos uma relação harmoniosa. Geralmente o prefeito briga com o vice ou vice-versa e vira uma confusão. Isso nunca aconteceu entre a gente.”

Com a renúncia de Helcio, o presidente da Câmara, Paulo Suares (PT), passa a substituir Donisete quando ele precisar se afastar por período superior a 15 dias. Os dois combinaram que não irão se ausentar por mais de uma semana até janeiro por conta das chuvas de verão.

Conforme antecipado ontem pelo Diário, o advogado Marcos dos Santos Panini é o novo secretário de Habitação, cargo que também era ocupado por Helcio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;