Internacional Titulo
Assassinatos de prostitutas lembram 'Jack o Estripador'
Da AFP
14/12/2006 | 14:27
Compartilhar notícia


A morte de mulheres em Ipswich (leste da Inglaterra) faz temer o ressurgimento de um novo 'Jack o Estripador', o misterioso assassino em série inglês que matou cinco prostitutas em Londres no século XIX e que nunca foi pego.

'Jack o Estripador' (‘Jack The Ripper’) se tornou famoso pela selvageria de seus assassinatos - suas vítimas eram degoladas e estripadas - mas também pelo fato de Scotland Yard nunca ter conseguido identificá-lo.

O próprio nome de 'Jack o Estripador' foi consagrado por Scotland Yard, que publicou nos jornais uma carta assinada ‘Jack The Ripper’ e entregue à imprensa. A polícia metropolitana esperava assim identificar o assassino graças a sua escritura.

Todos os assassinatos que lhe são atribuídos foram praticados em alguns meses, e as vítimas eram todas prostitutas de Whitechapel (East End), o bairro pobre do leste de Londres.

O primeiro assassinato foi o de Mary Ann Nichols, encontrada degolada e estripada em 31 de agosto de 1888. Ele foi seguido pelos de Annie Chapman, morta em 8 de setembro de 1888, de Elisabeth Stride, cujo corpo foi descoberto em 30 de setembro do mesmo ano, e de Catherine Eddowes, assassinada no mesmo dia.

A última foi Mary Jane Kelly, cujo corpo foi encontrado horrivelmente mutilado no dia 9 de novembro de 1888, com as vísceras espalhadas nos quatro cantos da sala onde estava. Ela teve o coração arrancado.

Dezenas de livros foram escritos e vários filmes foram gravados sobre 'Jack o Estripador', e mais de 100 pessoas, entre elas o príncipe Albert - um dos netos da rainha Victoria - o médico e cirurgião William Gull e o pintor Walter Sickert, foram identificadas como suspeitas.

Ainda hoje, teorias são publicadas sobre a identidade de 'Jack o Estripador', e o fato que ele não tenha, aparentemente, matado mais ninguém depois das cinco prostitutas, segue deixando muitas pessoas perplexas.

Segundo uma das últimas hipóteses elaboradas, 'Jack o Estripador' era um marinheiro que teria cometido outros crimes no exterior. Trevor Marriot, inspetor britânico aposentado, é o idealizador desta tese.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;