A novidade da Chevrolet, posicionada acima do Astra, veio com a missão de abocanhar vendas em um segmento que conta com concorrentes como Ford Focus, que tem 15,57% das vendas; VW Golf (15,50%); e Fiat Stilo (13,89%). O 307 vem na seqüência, com 12,99%. Esse segmento é liderado pelo Astra (27,44%) mas que, com preço a partir de R$ 47 mil, fica imune à briga dos mais caros.
Custando R$ 73.490, o Vectra GT-X tem propulsor 2.0 8V Flexpower que gera 121 cv com gasolina e 128 cv com álcool a 5.200 rpm e torque de 18,3 mkgf a 2.600 rpm (gasolina) e 19,6 mkgf a 2.400 (álcool). Mais lento que o Peugeot, vai de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos com gasolina e 12,2 s com álcool, ao passo que o 307 leva 11,1 segundos, mesmo sendo 85 kg mais pesado.
Sua transmissão, automática de quatro velocidades, tem os programas econômico, esportivo e antipatinação, mas não oferece a opção de trocas manuais.
O CD player com MP3 tem comandos no volante e o acesso é mais fácil do que no 307, pois fica na parte da frente.
Um diferencial interessante é o navegador por GPS que vem de série, mas não é integrado ao painel como ocorre em carros no exterior há anos.
Na parte externa, merece destaque o detalhe cromado na tampa do porta-malas, assim como a antena tipo “tubarão”, que dão mais esportividade ao modelo. Ponto positivo ainda para as rodas de liga leve, com aro de 17 polegadas, ante as de 16” do Peugeot.
Ambos trazem de série air bags frontais e freios ABS. No Vectra, entretanto, os passageiros do banco traseiro dispõem de apenas dois encostos de cabeça, mas há um apoio para braço. No 307 há três encostos de cabeça. Ambos têm boa dirigibilidade e estabilidade, mas a suspensão do Peugeot é mais dura, enquanto a do Chevrolet oferece mais conforto.
EQUIPAMENTOS | Chevrolet Vectra GT-X | Peugeot 307 Griffe |
Preço básico | R$ 73.490 | R$ 75.750 |
Air bags frontais | Série | Série |
Ar-condicionado | Série | Série (dual zone) |
Bancos de couro | Série | Série |
CD player com MP3 | Série | Série |
Computador de bordo | Série | Série |
Controlador de velocidade | Série | Série |
Freios ABS | Série | Série |
Rodas de liga leve | Série (17”) | Série (16”) |
Sensor de chuva | Série | Série |
Sensor crepuscular | Não disponível | Série |
Sensor de estacionamento | Acessório | Opcional |
Teto solar elétrico | Não disponível | Série |
Trio elétrico | Série | Série |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.