Economia Titulo
Projeto do Bird arruinou nossas vidas, dizem manifestantes
Por Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 12:39
Compartilhar notícia


Na Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento(Unctad), o presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, fez um discurso afirmando que sua organizaçao ajuda os pobres do mundo, mas em frente à sede do evento, cerca de 500 manifestantes denunciavam que os projetos do Bird haviam arruinado suas vidas.

Wolfensohn afirmou aos delegados que há muito o que aprender com os pobres. 'Eles querem algo para seus filhos, querem segurança, afeto. Desejam um sentido de pertinência, uma voz, uma oportunidade de expressar-se``, declarou Wolfensohn. 'E, permitam-me dizer: eles sabem mais de pobreza do que qualquer um dos presentes neste fórum``.

Do lado de fora, uma ativista relatou o quanto sabia de pobreza e culpou o Banco Mundial por isso. Utai Wongpan, 65 anos, disse que tinha um pequeno comércio de pescado no rio Moon, no nordeste da Tailândia, até que o Bird financiou um projeto para transformar o rio numa represa. Uma vez concluída a construçao, nao havia mais peixes. Seus filhos foram obrigados a ir para Bangcoc trabalhar como operários, mas foram demitidos devido à recente crise asiática.

'Estou aqui para dizer ao senhor Wolfensohn e ao Banco Mundial como o dinheiro que eles deram ao governo afetou minha vida``, disse Utai durante o protesto. 'Agora, nao nos resta nada``.

Os manifestantes, alguns dos quais queimaram equipamentos de pesca como protesto, exigiram que Wolfensohn saísse e se reunisse com eles, mas o presidente do Banco Mundial recusou-se. 'Nao creio que se conseguirá algo se eu sair e for parte de um incidente``, declarou Wolfensohn, dando a entender que o protesto foi organizado por ativistas tailandeses e estrangeiros. Wolfensohn assegurou que apenas um grupo de pessoas foi afetado pela represa e que elas foram compensadas.

Previamente, o presidente da Organizaçao Mundial de Comércio, Mike Moore, recebera elogios por afirmar que é preciso fazer mais para intensificar o comércio entre os países mais pobres do planeta. Entretanto, Moore teve que ser cercado por intensas medidas de segurança para se proteger de manifestantes contrários a suas idéias de livre comércio. No domingo, um ativista lançou uma torta na cara do ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Michel Camdessus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;