Setecidades Titulo COLUNA
Mauá, Diadema, personagens, lembranças...

Neste 8 de dezembro, a festa de duas das sete cidades do Grande ABC, com seus sonhos, projetos e memória em plena construção

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O cenário vai mudando em Mauá e Diadema. Basta que se folheiem documentos como o suplemento de aniversário das duas cidades editado pelo Diário há 30 anos. Voltemos ao 8 de dezembro de 1989.

Mauá tinha a Automasa, a Philips, o Supermercado Papai; Diadema, a Diadel, a Trorion, a Retífica Samacar.

Pipocavam as mensagens: “Um banco que está fazendo 66 cumprimenta Diadema pelos 30 e Mauá pelos 35. a) Banco Noroeste, fundado em 1923”.

Além do Centro, os bairros em evolução, com a Loja Amore do Parque das Américas em Mauá, a Prastilindo Brinquedos do Taboão, em Diadema.

A CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) bombava. E anunciava: “Diadema, Mauá, aproveitem essa oportunidade para uma boa conversa. Mas façam isso antes das 9 horas. E entre 12 e 14 horas. 

Ou após as 18 horas” – que nestes horários as tarifas saiam mais em conta e as linhas não estavam tão congestionadas; não se falava em celular.

A Vidraçaria Moreira, da Avenida Rio Branco, em Mauá; o Hospital Diadema.

A Cofap cumprimentava: “Mauá faz hoje 35 anos. Mas ainda está em fase de crescimento”.

Várias destas firmas e organizações não existem mais. Além das sobreviventes, as que trocaram suas razões sociais. Mas algo é indiscutível: o anúncio em jornal é duradouro. Fica registrado. Vence crises cíclicas. Faz história. É algo a se pensar.

NA TV. NA HISTÓRIA

O DGABC TV guarda duas reportagens gravadas, inéditas, belíssimas, sobre as duas cidades aniversariantes. Logo estarão no ar. Memória antecipa os temas.

De Mauá, Edgard Grecco Filho discorre longamente sobre o pai, o ex-prefeito Edgard Grecco, que há 30 anos foi inocentado pela Justiça Eleitoral, depois de perder injustamente o mandato.

De Diadema, o professor João Paulo de Oliveira e o jornalista Arlindo Ribeiro, o Ligeirinho, apontam dez imagens referenciais da cidade. E rendem um preito de reconhecimento a Diadema.

Em Mauá, o professor William Puntschart é o guardião da história da cidade. 

Em Diadema, o guardião é o autonomista Walter Adão Carreiro. Um acadêmico e um autodidata.

Do professor e doutor William, reproduzimos um anúncio que ele localizou na grande imprensa sobre a expansão urbana de Mauá. Mais de 60 anos atrás. Outra mensagem para a história, no caso do Jardim Mauá.

Do Walter Carreiro, lembramos que há exatos 30 anos – desde dezembro de 1989 – ele é nosso colaborador.

Esses rápidos exemplos são para mostrar, uma vez mais, que o Grande ABC tem cidadãos do bem que zelam por algo dos mais preciosos que é a história municipal. Gratidão, amigos. 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 8 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7243

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: apoio de Covas ao PT exclui palanque; Collor ataca Lula 

Dinheiro Vivo (Luis Nassif) – Resultado da eleição não vai acomodar o cenário econômico.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Em 40 anos o espaço será colonizado.

Em 8 de dezembro de...

1959 – Realizado no ginásio do Primeiro de Maio, em Santo André, a quarta e penúltima rodada do XIX Campeonato Brasileiro de Pugilismo Amador. 

Dez lutas envolveram competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

No único nocaute da noite, Abraão de Souza, de São Paulo, venceu o gaucho Santos Regino Gomes logo no primeiro assalto, categoria médios.

1984 – Inaugurado o Estádio Municipal de Mauá, denominado Pedro Benedetti, antigo jogador de futebol da cidade e região.

Hoje

- Dia do Colunista Social

- Dia do Cronista Esportivo

Santos do dia

- Eucário 

- Romário 

- Lucila

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 8 de dezembro:

- Em São Paulo, Diadema, Mauá, Caconde, Dracena, Guararapes, Guarulhos, Jandira, Mariápolis, Mendonça, Nova Castilho, Palmares Paulista, Parapuã, Pereiras e Votorantim

- No Rio Grande do Sul, Água Santa, Boqueirão do Leão, Capela de Santana, Dois Lajeados, Doutor Maurício Cardoso, Fagundes Varela, Gramado Xavier, Jaquirana, Quinze de Novembro, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, Tunas e Vanini.

- No Paraná, Arapuã, Corbélia, Formosa do Oeste, Imbaú, Nova Tebas, Paula Freitas, Porecatu, Porto Vitória e São Jorge do Ivaí.

- Em Minas Gerais, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Coronel Xavier Chaves, Galiléia, Itabirinha, Monsenhor Paulo, São João del Rei e Várzea da Palma.

- No Piauí, Corrente e Várzea Grande

- Na Bahia, Cravolândia

- No Rio Grande do Norte, Portalegre

- No Espírito Santo, Serra

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;