Economia Titulo
INSS: benefícios de janeiro serão pagos agora em dezembro
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
12/12/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Cerca de 8,5 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social que ganham até um salário mínimo terão o pagamento de seus benefícios antecipados em cinco dias úteis, ou seja, receberão ainda em dezembro o que cairia na conta bancária apenas no início de janeiro.

A decisão vai gerar um custo adicional em torno de R$ 3,5 bilhões aos cofres da Previdência neste mês. Porém, em janeiro, os gastos serão menores na mesma proporção.

A medida, anunciada nesta terça-feira pelo Ministério da Previdência Social, faz parte de um acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) visando diluir o fluxo de pessoas nas agências bancárias.

Sendo assim, o pagamento que era feito nos primeiros cinco dias úteis de cada mês, passará a ser feito em dez dias úteis (dos últimos cinco dias de cada mês até os cinco primeiros do mês seguinte).

Divisão - Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os beneficiários serão divididos em dois grupos. O primeiro, formado por quem ganha até um salário mínimo – pagamento escalonado em dez dias úteis.

Já para o segundo grupo, formado por quem ganha mais de um mínimo, o calendário não muda. O pagamento continuará a ser feito da mesma forma que é atualmente.

A antecipação começa no próximo dia 20 para pessoas cujo número do benefício tenha final um. No dia seguinte serão pagos aqueles que terminam em dois (ver tabela acima).

A antecipação não leva em conta se o segurado recebe o benefício por meio de conta corrente ou pelo cartão magnético do INSS. Tirando a antecipação, o sistema de pagamento permanecerá o mesmo.

Folha - Segundo informações do INSS, em dezembro já foram pagos mais de 25,1 milhões de benefícios, sendo 15 milhões por meio de cartão magnético do INSS e 10,1 milhões com depósito em conta corrente.

Do total de segurados, 17,1 milhões ganham até um salário mínimo. Nesse grupo, há quem receba valores menores como, por exemplo, pensão por morte dividida entre familiares.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;