Setecidades Titulo Memória
Apresentamos a zeladora da Árvore das Lágrimas
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Sou a árvore das lágrimas e das saudades. Sob a minha sombra corações sem número separaram-se aflitos. Vi e admirei, vejo e admiro, hei de ver e admirar, a vertiginosa marcha triunfal do progresso paulistano. Viajante que me contemplas, descobre-te.”
Poema do historiador Eugênio Egas impresso em placa de bronze afixada no muro da Árvore das Lágrimas em 1920, placa hoje desaparecida.

Uma segunda placa, também de metal, resiste, identificando a árvore como da espécie figueira benjamim.

Altura do número 515 da Estrada das Lágrimas. Aqui foi a derradeira parada do passeio e bandeira cultural organizados em 15 de junho último pelo professor Jorge Pimentel Cintra, presidente do IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo). É o endereço da Árvore das Lágrimas, patrimônio Ambiental de São Paulo.

Estudiosos informam que pela Estrada das Lágrimas – e defronte a esta árvore – passou dom Pedro na célebre viagem de 7 de setembro de 1922.

Chegar ao caule da árvore só é possível depois que se adentra à casa de Yara Rodrigues Caldas. Esta antiga motorista de ônibus e enfermeira foi criada à sombra da Árvore das Lágrimas, da qual é zeladora informal reconhecida por estudiosos como o botânico Ricardo Cardim, que a orienta e se interessa pela árvore histórica, que há décadas carece de uma atenção das autoridades.

Ricardo Cardim convidou e levou dona Yara até o Parque do Ibirapuera, onde ela plantou sementes da árvore original. Uma segunda espécie foi plantada pela prefeitura de São Paulo ao lado e cresce frondosa como ela, provavelmente se prejudicando uma a outra.
Segundo dona Yara, há promessa de que a subprefeitura do Ipiranga realize ações em defesa do espaço, recuperando a mureta – que pende em direção à calçada por causa das raízes das árvores, que avançam perigosamente.

Informa-se que o Museu Paulista (o Museu do Ipiranga) será reaberto para a celebração do bicentenário da Independência. Tomara que também a Árvore das Lágrimas resista até lá, preferencialmente cuidada como espera dona Yara.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Para lembrar o professor José Sebastião Witter.

Falecimentos
Santo André
Luiza Paulino Onofre, 91. Natural de Águas da Prata (SP). Residia no Jardim Ana Maria, em Santo André. Dia 26. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Almiria França de Paula, 86. Natural de Iguape (SP). Residia na Cidade São Jorge, em Santo André. Dia 26. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo
Iracema Vieira Frota, 99. Natural de Sarapuí (SP). Residia na Chácara Inglesa, em São Bernardo. Dia 25. Cemitério Municipal de Sarapuí (SP).
Eunice Maria dos Santos, 93. Natural de Santa Inês (BA). Residia no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dia 25. Cemitério do Araujá (SP).
José Urbano Prates, 89. Natural de Araraquara (SP). Residia na Vila Caminho do Mar, em São Bernardo. Dia 25. Jardim da Colina.

São Caetano
Verônica Lapa, 73. Natural de Itabaiana (SE). Residia no bairro Barcelona, em São Caetano. Dia 23. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema
Maria Pereira de Matos da Silva, 75. Natural de Itatira (CE). Residia no bairro Eldorado, em Diadema. Dia 24, em São Bernardo. Vale da Paz.

Mauá
Maria Benedita dos Santos Costa, 78. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Oratório, em Mauá. Dia 24. Cemitério Santa Lídia.
Silvano Morgon, 74. Natural de Catanduvas (PR). Residia no Jardim Élida, em Mauá. Dia 24. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires
Cecília Elisa da Silva, 80. Natural de Mogi das Cruzes (SP). Residia no Jardim Valentina, em Ribeirão Pires. Dia 22. Cemitério São José.

Diário há 30 anos
Sábado, 1º de julho de 1989 – ano 32, edição 7106

Manchete
– Pacote de medidas econômicas tenta impedir a crise cambial. Inflação deve chegar a 25%.
Santo André – Prefeitura vai urbanizar cinco favelas: Piracanjuba, Apucarana, Junqueira, Valentim Magalhães e Gamboa. No total, a cidade tem 77 favelas.
São Caetano – Prefeito Luiz Tortorello diz que vai trocar toda a sua equipe.
Indústria – O novo presidente da Autolatina, Noel Phillips, assume a holding, que é responsável por 60% das vendas de automóveis no País.
Imprensa – Diário muda as seções Ela & Ele e Encontro. Novo padrão gráfico e editorial, com mais fotografias, informações rápidas.
Informa o jornal: “A apresentação mais moderna e prática visa atender à exigência crescente de qualidade dos leitores”.

Os destaques ficavam por conta dos jornalistas Claudete Reinhart, Solange Dotto e Guido Fidelis, com suas crônicas diárias.

Em 1º de julho de...
1919 – Anúncio publicado no Correio Paulistano informava sobre a venda de um terreno de 26 mil m² a 300 metros da Estação de Santo André: plano, fechado por duas águas, para indústria ou chácara. Preço: 15 contos. Interessados deveriam procurar Margarida Zamboni, à Rua Coronel Oliveira Lima, 86.

Em São Paulo, a assinatura da paz foi comemorada no salão nobre da Faculdade de Direito, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Domício da Gama.
Internacional

Do noticiário do Estadão: Berlim, 30. Do jornal alemão O Freinet: sabemos que estamos presos pela assinatura do tratado. Este tem que ser executado até a sua revisão, que consideramos inevitável.

Do noticiário do Correio Paulistano: os governos aliados resolveram pela continuação do bloqueio da Alemanha
até a permuta das ratificações do tratado de paz.

1939 – Inaugurado o Cemitério de Vila Vitória, em Mauá, denominado Cemitério da Saudade.
1949 – Inaugurado o Cemitério Sagrado Coração de Jesus, em Camilópolis, Santo André.
1959 – São Bernardo encerra o prazo para obtenção ou transferência de título de eleitor. Total de inscritos: 20 mil eleitores.

Santos do dia
Beata Assunta Marchetti.
Cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas
Ester
Marco Túlio Maruzzo Rappo

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 1º de julho:

Em Pernambuco, Afogados da Ingazeira, Amaraji, Paranamirim e Petrolândia
No Piauí, Água Branca e Conceição do Canindé
Em Roraima, Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Normandia, São João da Baliza e São Luiz
Em São Paulo, Assis
Em Minas Gerais, Guaraciaba
No Rio Grande do Sul, Iraí
Na Bahia, Rio Real
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;