Internacional Titulo
Blix não se impressionou com cooperação do Iraque, diz jornal
Por Da AFP
14/02/2003 | 09:56
Compartilhar notícia


O chefe dos inspetores de armas da ONU, Hans Blix, que nesta sexta-feira apresenta seu relatório não Conselho de Segurança, não está "impressionado" com a cooperação de Bagdá, segundo publica o jornal Washington Post em sua edição desta sexta-feira.

Blix, cujo informe é crucial para o futuro do Iraque, vai se abster de declarar que houve uma negativa total de cooperação por parte de Bagdá, diz o jornal citando fontes não identificadas.

Essas fontes, altos funcionários das Nações Unidas, indicaram ao jornal que Hans Blix tem previsto apoiar a formação de uma comissão de investigação, que estudaria documentos iraquianos que asseguram que as armas químicas e biológicas foram destruídas.

Blix indicará que Bagdá fez progressos ao permitir entrevistas em particular com cientistas e técnicos iraquianos, apesar de também enfatizar que - destes encontros - somente três até o momento foram realizados sem a presença de oficiais iraquianos.

O chefe dos inspetores também destacará que o Iraque continuou resistindo aos vôos de vigilância dos U2 e que os documentos recentemente entregues por Bagdá proporcionaram pouca informação pertinente, assegura o Washington Post.

Blix informará sobre a fabricação e movimentação por parte do Iraque de mísseis com um alcance de ação que excede os limites autorizados pela ONU e sobre a posse de centenas de motores proibidos para equipá-los.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;