Economia Titulo
Kuroda, do BC do Japão, alerta sobre queda no lucro do setor bancário
16/02/2017 | 06:07
Compartilhar notícia


O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, alertou nesta quinta-feira que a queda da rentabilidade do setor bancário do país poderá eventualmente desestabilizar o sistema financeiro, num momento em que críticos acusam o banco central japonês de alimentar essa tendência com juros negativos.

"No longo prazo, está se tornando importante lidar com o possível risco de a baixa rentabilidade de instituições financeiras prejudicar a estabilidade financeira", disse Kuroda, em discurso preparado para uma conferência.

Segundo Kuroda, banco centrais em várias partes do mundo vêm reduzindo juros para combater problemas econômico, "mas a queda resultante nas taxas de juros nominais está afetando negativamente os lucros de instituições financeiras ao comprimir as margens de juros."

O comentário de Kuroda vem em meio a um debate sobre se o BoJ irá, ou deveria, elevar a meta de juro do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos do atual nível de zero até o fim do ano. Alguns economistas acreditam que o BoJ também poderá eliminar a taxa de depósitos de -0,1% que está em vigor há cerca de um ano. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;