Memória Titulo
Semeiam-se as novas ideias
Ademir Medici
17/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Decreto 3.250, de 25-7-1984. Aprova o regimento interno do Conselho Diretor do Fundo de Assistência à Cultura do Município de Mauá, criado pela Lei 1839, de 29-9-1983.”

a – Leonel Damo, prefeito.

b – Guerino Giglioli Volpi, secretário de Educação, Cultura e Esportes

Acervo: Moacyr Antonio Ferrari

Em plena semana dedicada às aniversariantes cidades de Mauá e Diadema, observamos que vários instrumentos que regem as atividades municipais de hoje tiveram origem nos anos 1980, conforme o registro acima. É naquele tempo que surgem organismos como o Fundo de Assistência à Cultura.

(E como faz falta a aplicação, nos dias atuais, daqueles projetos voltados a estimular a arte entre nós).

Professor Guerino Volpi, secretário municipal entre 1983 e 1989, titubeou em aceitar o convite de Leonel Damo para ocupar pasta tão importante em Mauá. Afinal, tinha o conservatório municipal a tocar. Convencido, deixou as aulas musicais a cargo da filha Márcia e arregaçou mangas.

Vieram:

Os shows mensais na Gruta Santa Luzia, com a inesquecível Festa do Sorvete de 11-12-1984, que distribuiu 22 galões da delícia.

A festa junina do Paço Municipal, com muitos artistas e lotação todas as noites.

Os jantares de Natal reunindo 400 pessoas pobres, carentes. As ruas enfeitadas.

Como recursos, a ajuda do comércio e indústria. E uma filosofia: “Não é com dinheiro que se faz tudo. É com trabalho e amor, como os mutirões de dentistas nos colégios”, rememora o professor Volpi.

Outra filosofia: “Política é como religião. Num local que tenha dez igrejas é preciso que haja um único restaurante, para que todos se encontrem, no mesmo espaço, saboreando a mesma comida”.

Este é o professor Guerino Volpi, jovial aos 84 anos. Gestão na Educação concluída, o retorno, feliz, às aulas de música no coração de Mauá.

Santos do Dia

São João da Mata (França 1152-1213). Sacerdote. Doutor em Teologia. Fundou a Ordem dos Trinitários, cuja missão era resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos.

Em Minas Gerais há um município chamado São João da Mata.

Santa Olímpia

Lázaro

Vivina

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Aparecida. Criado em 17-12-1928, por lei estadual que o separa de Guaratinguetá.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 17 de dezembro:

Em Minas Gerais, Águas Formosas, Alpinópolis, Alterosa, Astolfo Dutra, Belo Vale, Betim, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Brumadinho, Buenópolis, Campina Verde, Campo Florido, Candeias, Carlos Chagas, Carmo da Cachoeira, Carmo da Mata, Conceição das Alagoas, Congonhas, Conselheiro Pena, Cordisburgo, Cristiano Otoni, Delfinópolis, Divino, Divisa Nova, Dom Joaquim, Dores de Campos, Guiricema, Indianópolis, Inhapim, Itamonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Laranjal, Liberdade, Martinho Campos, Mateus Leme, Matipó, Miradouro, Nova Ponte, Perdizes, Pirapetinga, Porteirinha, Santa Juliana, São Roque de Minas, São Vicente de Minas, Sapucaí-Mirim, Senador Firmino, Soledade de Minas, Teixeiras e Volta Grande. 50

No Rio Grande do Norte, Barcelona, Maxaranguape, Olho-d'água do Borges e Parnamirim.

No Piauí, Bom Jesus.

Na Bahia, Conde.

Em Goiás, Diorama.

No Amapá, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Santana e Tartarugalzinho.

Na Paraíba, Itatuba e Serra Redonda.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 17 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6318

Manchete – Termina o congelamento geral de preços

Comércio – Setenta padeiros do Grande ABC aceitam proposta de fechamento das padarias aos domingos.

A região contava com 600 proprietários de padarias ligados ao Sindicato da Indústria de Panificação local.

São Caetano – Espetáculo de dança reabre o Auditório Santos Dumont: em cartaz, a Escola Municipal de Bailado.

Nota – O Auditório Santos Dumont, na Avenida Goiás, foi inaugurado em 31-3-1957.

Incêndios – Uma fábrica de móveis em Santo André e outra em São Bernardo são destruídas por incêndio; em Mauá, incêndio atinge oficina mecânica.

Em 17 de dezembro de...

1916 – São Caetano recebe muitos operários atraídos pela oferta de empregos da Companhia Mecânica e Importadora.

A guerra. Do noticiário do Estadão: vitória dos franceses em Verdun; avanço de três quilômetros numa frente de dez; 9.000 prisioneiros e 80 canhões apreendidos.

1961 – Cassado o mandato do vereador Armando Gimenez, de Santo André.

1986 – Inaugurado o Anfiteatro Vinícius de Morais, em Mauá.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, uma entrevista com Robson Pacheco e Mauricio Costa, dirigentes da Associação Amigos do Jardim Sapopema, de Diadema. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Altamiro Carrilho e o Natal. É o que conta o jornalista Milton Parron, responsável pelo Cedom (Centro de Documentação e Memória) da Band:

O presente que Altamiro ganhou numa certa noite de Natal foi o mais grato que recebeu em toda sua existência e que foi determinante para dar rumos à sua vida, uma flautinha modesta.

No programa Memória deste mês natalino, ele relembra esse episódio, e mais alguns de sua infância, e emociona-se a ponto de chorar quando evoca a figura de sua mãe.

Altamiro Carrilho integra a galeria dos melhores instrumentistas do País e no programa, além de contar histórias dos tempos em que perambulava pelos programas de calouros atrás de uma oportunidade, também fala das dificuldades impostas aos artistas durante o regime ditatorial militar a ponto de levá-lo a se desfazer de algumas de suas flautas mais raras para poder pagar as contas no fim do mês.

Claro, executa com o regional várias músicas de seu repertório, especialmente chorinhos, como também a bandinha do Altamiro estará presente lembrando as retretas das praças públicas numa época em que os bandidos e a televisão ainda não tinham enclausurado as famílias em suas casas.

n Altamiro faleceu em agosto de 2012, aos 88 anos de idade.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar (1966-2016). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;