Setecidades Titulo
Base comunitária reduz crimes em bairros de S.Bernardo
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
14/09/2003 | 19:16
Compartilhar notícia


Os trabalhos de parceria entre comunidade, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal na base comunitária de segurança do Jordanópolis, em São Bernardo, ocasionaram uma diminuição de 70% na criminalidade dos bairros Jordanópolis e Alvinópolis em 2002, se comparado ao mesmo período de 2001. Neste ano, a intenção é fechar o ano com 15% a 20% menos casos do que 2002.

No primeiro semestre, os dois bairros registraram 77 roubos de carro, contra 85 do ano anterior no mesmo período. Os furtos de veículo nos primeiros seis meses do ano passado foram de 29, nesse ano baixaram para 23. As residências roubadas no primeiro semestre de 2002 foram seis, contra quatro de janeiro a julho de 2003.

Os bons resultados estão diretamente relacionados ao trabalho preventivo da polícia comunitária, desenvolvido nos dois bairros desde 2000. “O trabalho é para aproximar os policiais dos moradores. As pessoas têm confiança nos policiais e denunciam”, disse o comandante da base, o sargento José da Costa Luz.

A base comunitária do Jordanópolis fica na avenida São Paulo, 333, anexa à praça Zequinha de Abreu, e atende à população de 17 mil pessoas. Conta com duas viaturas, seis equipes formadas por policiais militares e guardas municipais, sendo dois pelotões de ronda escolar.

A base tem um sistema de atendimento telefônico ligado a um cadastro com telefones e endereços de moradores dos dois bairros. “Com esse sistema, logo identificamos o local da chamada e o atendimento da ocorrência ou da denúncia é mais rápido, sem que o denunciante seja exposto”, disse o sargento Luz.

Segundo o sargento, 3 mil famílias estão cadastradas no sistema, cerca de 50% das famílias da região atendida pela base.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;