Internacional Titulo
Sarkozy pede a Israel ação na criação de Estado palestino
Da AFP
30/12/2007 | 13:05
Compartilhar notícia


O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu neste domingo no Cairo aos israelenses que dêem os passos necessários para facilitar a criação de um "Estado palestino moderno, democrático e independente" porque seria "a melhor garantia" para sua segurança.

"Disse em várias ocasiões (...) que chegou o momento para Israel dar os passos que permitiriam provar que a paz é possível, o que inclui suspender a colonização, o assentamento de colônias", declarou Sarkozy em uma entrevista coletiva conjunta com o colega egípcio Hosni Mubarak.

"Nossa posição é constante, ser um amigo fiel não quer dizer ser um amigo complacente", acrescentou.

"Irei a Israel na próxima primavera (hemisfério norte) e direi a meus amigos israelenses que é agora que precisamos dos passos", destacou Sarkozy, antes de informar que também conversará com Mahmud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, para dizer que "o futuro Estado palestino inclui Gaza", atualmente controlada por seus adversários do movimento radical Hamas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;