Cultura & Lazer Titulo
Renato Russo, a lenda nos palcos
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
05/09/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


O lirismo e a poesia de um mito do rock nacional chegam aos palcos do Grande ABC. Nos próximos sábado (8) e domingo (9), no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo, o ator carioca Bruce Gomlevsky encena o monólogo Renato Russo, a Peça.

O espetáculo narra a trajetória do líder do grupo Legião Urbana, desde a puberdade, em Brasília, até sua morte prematura, em 1996, vítima de Aids. Para interpretar o vocalista, Gomlevsky empreendeu uma pesquisa durante cerca de dois anos, que contou com o apoio irrestrito da família do homenageado.

“Conversei com amigos, familiares e o pessoal da banda. Estive no apartamento dele, em Ipanema, no Rio, que está praticamente intacto. Tive acesso aos manuscritos dele, li os livros de que ele gostava e ouvi as bandas que ele ouvia”, revela o ator.

Canto - Além do impressionante trabalho de caracterização física, Gomlevsky fez aulas de canto e fonoaudiologia. Acompanhado pela banda Arte Profana, ele interpreta 22 canções do repertório de Renato Russo.

Juventude - Entre as fases marcantes da vida do ídolo, e pouco conhecidas pelo grande público, o ator destaca a adolescência, na Capital Federal. “Entre os 15 e os 17 anos, o Renato teve epifisiólise (doença que atinge o fêmur) e ficou em uma cadeira de rodas. Ele ficou dois anos lendo muito e ouvindo punk rock. Nesse período, tinha bandas imaginárias e o pseudônimo de Eric Russel”, conta.

Ainda segundo o ator, a peça aborda a morte de Russo com discrição. “A gente não fala em Aids em nenhum momento. O diretor, Mauro Mendonça, criou um elemento cênico para mostrar o dia em que ele soube que tinha a doença. O Renato foi muito discreto e queria ser lembrado pela obra dele”.

Gomlevsky também interpreta o artista no especial Por Toda a Minha Vida, que a TV Globo deve exibir ainda este mês.

Renato Russo, a Peça – Teatro. Sábado (8), às 20h; Domingo (9), às 19h. No Teatro Lauro Gomes – r. Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Ingr.: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;