Cultura & Lazer Titulo
Mostra de cinema revela olhar feminino
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
05/05/2004 | 20:29
Compartilhar notícia


Mais do que apresentar filmes dirigidos e/ou produzidos por mulheres, o ciclo São Paulo – Cidade das Mulheres talvez procure identificar um olhar feminino no cinema. Mesmo porque a obra que abre a mostra nesta quinta, no Cinearte, é de Carlos Reichenbach, um homem. Seu Garotas do ABC, ainda inédito no circuito, pré-estréia às 21h e prepara o terreno para uma série de filmes que têm a mulher como medida de todas as coisas, dentro ou fora de quadro.

O filme de Reichenbach, em parte rodado no Grande ABC, fala de Aurélia e de suas colegas operárias em uma fábrica têxtil. O diretor desloca-se com naturalidade entre os discursos masculino e feminino – neste enquadra-se Garotas do ABC tanto quanto Anjos do Arrabalde e Dois Córregos.

Desta sexta em diante, a programação é dominada pelo mulherio. À exceção de Suzana Amaral e da andreense Eliane Caffé, as demais diretoras comparecem ao Cinearte para participarem de debates sobre suas obras. Suzana aparece na programação representada pelo seu Uma Vida em Segredo (exibido sexta), sobre Biela (Sabrina Greve), órfã que se retrai ao trocar o campo pela cidade. Lili Caffé, por sua vez, terá exibido seu recente Narradores de Javé (dia 12), um embate entre a cultura oral e o progresso.

Também é a visão feminina que analisa a ligação umbilical dos personagens de Durval Discos (10), estréia em longas de Anna Muylaert, e de Através da Janela (13), segundo filme de Tata Amaral. E o mais produtivo na mostra, se a idéia é refletir sobre a validade da divisão de olhares artísticos em masculino e feminino, são os três filmes nos quais mulheres dirigem histórias protagonizadas pelo gênero oposto, desde Bicho de Sete Cabeças (9), de Laís Bodanzky, até a comédia Alô! (11), de Mara Mourão, passando pela co-direção de Daniela Thomas e Walter Salles em Terra Estrangeira (8).

São Paulo – Cidade das Mulheres – Mostra de cinema. Quinta, às 21h; de sexta ao dia 13, às 19h. Nas salas 1 e 2 do Cinearte – av. Paulista, 2.073, São Paulo. Tel.: 285-3696. Ingr.: alimentos não perecíveis ou pequenas doações em dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;