Economia Titulo
Pobreza na Ásia pode causar instabilidade, diz Banco Mundial
Das Agências
05/02/2001 | 13:27
Compartilhar notícia


A crescente pobreza na Ásia pode ser uma fonte de instabilidade na região, declararam nesta segunda-feira os presidentes do Banco de Desenvolvimento Asiático (BDA) e do Banco Mundial.

"As desigualdades ameaçam a coesão política e social e podem gerar dúvidas sobre a integridade da reforma econômica, da liberalização e da globalização", anunciou Tadao Chino, presidente da BDA.

A declaração foi feita aos delegados presentes à conferência internacional para o Combate à Pobreza na Ásia e no Pacífico. Quarenta e três nações e territórios enviaram representantes a esta conferência, que vai durar quatro dias. "A pobreza é inaceitável num mundo inovador como o nosso", acrescentou.

James Wolfensohn, presidente do Banco Mundial, afirmou por sua vez que apenas dinheiro não vai diminuir a pobreza. Segundo ele, é necessário criar um sistema de proteção social, melhorar a infra-estrutura e elaborar programas econômicos e políticos mais eficazes.

Ele acresentou que a população mundial deve aumentar para oito bilhões em 25 anos e que não se dedicar à solução do problema provocará distúrbios maiores ainda no futuro.

Nenhum país foi apontado em particular. Mas Shoji Nishimoto, do departamento de Estratégia e de Política da BDA, ressaltou que os países com distribuição de renda muito desigual não conseguem manter a estabilidade.

Ele também previu que o fenômeno da globalização pode atrair a atenção da população para as desigualdades. "As pessoas observarão que se o mercado funciona de maneira tão equilibrada porque os resultados são distribuídos de maneira tão desigual", explicou.

Chino repetiu que a redução da pobreza foi o principal objetivo da BDA depois de 1999, que concedeu 40% da suas receitas para o combate à pobreza. Segundo ele, o crescimento é a arma mais eficaz nesta luta, se for acompanhado de medidas de desenvolvimento social.

Apesar do crescimento rápido nas últimas décadas, dois terços da população pobre vive na Ásia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;