Setecidades Titulo Transportes
Faixa de ônibus terá alteração de horário

Via no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, funcionará por uma hora a menos até o dia 9

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A faixa de ônibus da Avenida Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, terá alteração no horário de funcionamento a partir de hoje. A via irá operar por uma hora a menos no período da tarde até o dia 9 de janeiro. O objetivo da mudança é facilitar o acesso dos consumidores ao comércio do bairro Rudge Ramos durante as compras de Natal e o recesso de Ano Novo.

Desde a implantação da medida, em agosto, a faixa da direita da avenida é reservada para os coletivos de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h30. Com a mudança temporária, a restrição no período vespertino passa a valer das 17h às 19h30. Não haverá alterações durante a manhã. Entre 16h e 17h, assim como nos demais momentos em que não há proibição vigente, os veículos de passeio poderão estacionar ao longo dos 1.450 metros da via em ambos os sentidos, mas terão de pagar pela utilização do sistema Zona Azul.

Segundo a Prefeitura, a decisão pela mudança foi tomada após reivindicação de comerciantes locais. Isso porque a região apresenta aumento de demanda nesta época do ano em razão da grande quantidade de lojas, localizadas, principalmente, nas avenidas Doutor Rudge Ramos, Caminho do Mar e São João Batista, além das ruas Jacquey, Helena Jacquey e Afonsina. Por outro lado, o fluxo de passagem pelo bairro apresenta diminuição em razão das férias escolares.

A ETC (Empresa de Transporte Coletivo) de São Bernardo garante que, após a implantação da faixa, o tempo médio de viagem dos ônibus no trecho entre a Praça São João Batista e a divisa com a Capital teve redução aproximada de dez minutos.

O Rudge Ramos é atendido por 14 linhas municipais, que são operadas por 118 veículos. O fluxo na região é de 53 coletivos por hora de pico. Cerca de 85 mil passageiros do sistema passam por lá diariamente.

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas planeja construir 11 corredores e quatro terminais de ônibus no município. Para isso, a Prefeitura irá utilizar financiamento no valor de US$ 250 milhões (cerca de R$ 665 milhões) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;