Turismo Titulo Brasília
Orgulho nacional

Feriado da Proclamação da República pode ser uma boa
oportunidade para conhecer a sede do Governo Federal

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
04/11/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


O Feriado da Proclamação da República pode ser uma boa oportunidade para visitar os principais órgãos da administração federal, conhecidos por muitos brasileiros apenas pela TV. Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. É onde se concentram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Brasília é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e recebe um milhão de visitantes por ano. Entre suas atrações mais visitadas estão o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada -- residência oficial da Presidência da República que receberá uma mulher pela primeira vez na história, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo brasileiro, a Praça dos Três Poderes, a Catedral, o Catetinho, a Torre de TV, o Memorial JK, o Panteão da Pátria, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Santuário Dom Bosco e o Museu Vivo da Memória Candanga. Outra jóia arquitetônica é a recém-construída ponte Juscelino Kubitschek, premiada internacionalmente logo no ano de sua inauguração.

O plano urbanístico de Brasília foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal que encantama pelo brilhantismo arquitetônico foram assinadas por Oscar Niemeyer.

Conhecido pela fachada com duas cúpulas e dois prédios que formam a letra H, o Congresso Nacional abriga o Senado, na cúpula virada para baixo, e a câmara dos Deputados, na cúpula virada para cima. Em visita monitorada de 30 minutos (de segunda a domingo, das 9h às 17h), é possível conhecer salões com obras de Athos Bulcão e Di Cavalcanti.

O Palácio do Planalto é o local de despachos do Presidente da República. Uma cabine transparente revela o interior do gabinete da presidência, mas o local não está recebendo visitas devido a reformas.

O Palácio da Alvorada, às margens da lagoa Paranoá, foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em 1958, e a partir do ano que vem será a nova residência da presidente eleita Dilma Roussef. O presidente Lula da Silva mora na Granja do Torto.

Outra obra de Niemeyer que atrai a atenção dos turistas é o Palácio do Itamaraty, sede do Ministérios das Relações Exteriores. A passarela sobre um espelho d'água com ilhas de jardins tropicais de Burle Marx abriga uma das maiores coleções públicas de obras de artes do Brasil.

Capital Federal completou 50 anos em 2010

A paisagem da capital federal ganhou renovação graças às comemorações do cinquentenário, em abril deste ano, e aos preparativos da Copa de 2014. A restauração poed ser vista na Biblioteca Nacional, nas obras do Palácio do Planalto e na rec uperação dos vitrais da Catedral Metropolitana.

Brasília também se prepara para inaugurar duas linhas de trem que acompanharão os eixos principais do Plano Piloto. Assim, visitar os monumentos históricos do cerrado ficará muito mais fácil.

Esta é uma das melhores épocas do ano para visitar o Distrito Federal. Isso porque entre outubro e março a umidade relativa do ar aumenta em decorrência das chuvas, garantindo jardins mais verdes e floridos. Entre os meses de junho e agosto o ar se torna bem seco.

Em novembro, entre os dias 23 e 30, ocorre em Brasília o 43º Festival de Cinema, com exibição de filmes nacionais inéditos. Entre os títulos estão . O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges,e Hollywood no Cerrado, de Armando Bulcão e Tânia Montoro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;