Economia Titulo Juros
Mercado financeiro reduz previsão da Selic
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
13/07/2010 | 07:18
Compartilhar notícia


O movimento de alta nas previsões para a taxa básica de juros, a Selic, acumulada no fim do ano encerrou, por enquanto. Conforme o boletim Focus, do BC (Banco Central do Brasil), o mercado financeiro espera que a Selic atinja 12% ao ano, rebaixando o percentual sobre o resultado da semana passada, que era de 12,13% ao ano.

Depois de sete semanas com projeção estável em 11,75% ao ano, os economistas das instituições financeiras que participam da pesquisa do BC mudaram de opinião, no Focus de 18 de junho, e começaram a elevar a expectativa para a Selic.

A taxa básica de juros é utilizada pelo BC para conter possível pressão inflacionária, que corre junto com o crescimento da economia do País. E até a semana passada, as previsões para o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano só avançavam, seguindo este movimento por 16 semanas consecutivas. Mas no Focus de ontem, o percentual ficou estável, com 7,20%, em relação ao documento anterior.

Inflação - As previsões para os indicadores de inflação acumulados em 2010 também foram positivas, tendo em vista que os quatro índices apresentados no Focus foram reduzidos ante a semana anterior.

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) caiu de 5,55% para 5,45%. Pela quarta semana consecutiva, o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) também foi rebaixado. Agora passou de 9,03% para 8,68%.

O indexador dos aluguéis, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) foi reduzido de 9% para 8,89%. E, segundo os economistas que opinam no Focus, a inflação da Capital atingirá 5,15% neste ano. Na semana passada, a previsão era de 5,24%, assim, foi a décima semana consecutiva de recuo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;