Cultura & Lazer Titulo Câmara de Cultura
Fotógrafa registra tribos urbanas de São Bernardo
Adriana Feder
Especial para o Diário
21/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A fotógrafa Bia Ferrer ganha exposição individual na Câmara de Cultura Antônio Assumpção, em São Bernardo. A mostra "Authentic Portrait" retrata as tribos urbanas da cidade. A abertura é hoje, às 20h, quando também haverá palestra da artista sobre o processo criativo desse projeto. A entrada é franca.

Bia sempre desenvolveu um trabalho voltado à moda. Há dois anos, deixou o universo das fotos produzidas em estúdio para descobrir a realidade das ruas. "A fotografia de moda é produzida. Surgiu em mim a curiosidade de saber quem são as pessoas que compram a moda e como elas se vestem no dia a dia", conta.

O projeto, que inicialmente era focado em estilo, mudou de caráter quando Bia se deu conta da diversidade de tipos urbanos que compõem a cidade. "Foi me gerando uma curiosidade antropológica sobre o assunto. Conforme fui fotografando as pessoas, percebi que isso poderia se transformar em um registro dos nossos tempos e da sociedade que habita a cidade atualmente", diz.

Em São Paulo, fotografou cerca de 3.000 pessoas. Começou a fazer exposições e publicar o trabalho em um blog (www.authenticportrait.wordpress.com).

Foi por meio dele que a Secretaria de Cultura de São Bernardo conheceu o trabalho de Bia e sugeriu que o projeto fosse feito na cidade. Durante dois meses, a fotógrafa fez uma ‘investigação', fotografando diversos lugares, em pontos de grande circulação como pista de skate e a Rua Marechal Deodoro.

As 150 pessoas fotografadas estarão na mostra em grandes banners, como um mosaico de rostos. Bia diz ter sentido muita diferença entre fotografar nos dois municípios. "A maior diferença é a desconfiança das pessoas de São Bernardo. Percebi que em São Paulo, com a cultura da internet, de blogs e de fotografia, há mais abertura. Quando eu cheguei na cidade da região não era tão normal para eles serem abordados na rua para fazer uma foto que vai parar em uma exposição e na internet", conta.

A intenção de Bia é publicar o projeto. "O livro poderia gerar registro histórico de pessoas da cidade para as próximas gerações", entende.

Authentic Portrait - Exposição fotográfica. Abertura hoje, às 20h. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - Rua Marechal Deodoro 1.325, São Bernardo. Tel.: 4125-0054. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;