Economia Titulo Setor privado
Ações sociais ainda são aposta
Da Agência Brasil
11/04/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


Cerca de 800 mil empresas privadas realizam ações sociais no Brasil, mas uma parcela bastante reduzida desse universo se preocupa em avaliar o resultado das ações desenvolvidas.

Essa é uma das constatações do estudo Cultivando os Frutos Sociais: A Importância da Avaliação nas Ações das Empresas, que o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) lançou no fim da semana no 6º Congresso Gife sobre Investimento Social Privado, no Rio de Janeiro.

A pesquisadora do Ipea Anna Maria Peliano, que coordenou o estudo, adiantou que a maior parte das empresas não avalia ainda os resultados dos investimentos.

O novo estudo do Ipea indica que apenas 16% do total de empresas atuantes na área social possuem avaliação documentada das ações desenvolvidas. O percentual é mais elevado na Região Sudeste, onde atinge 25%.

Anna afirmou que a análise das ações empreendidas no campo social, para verificar o alcance dos resultados projetados, é importante para as empresas poderem corrigir o que não deu certo. "Para corrigir - é isso que é o instrumento de gestão, para mudar os rumos - e para aprimorar a atuação", disse.

A pesquisa analisou uma amostra de nove mil empresas brasileiras e estudou casos de 18 delas de forma mais detalhada. Anna observou, porém, que os resultados globais contemplam a totalidade de companhias que investem na área social no Brasil. Os recursos aplicados em atividades sociais em 2006, em valores corrigidos para 2009, alcançam R$ 6 bilhões, revelou a pesquisadora do Ipea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;