Economia Titulo Vendas
País bate recorde de 3 milhões de veículos comercializados

Vendas em dezembro atingem marca de 12.399 unidades; se ritmo for mantido, mês fechará com cerca de 260 mil

Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O mercado brasileiro chegou ontem aos 3 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. No início da quinta-feira, faltavam 3.717 unidades para se chegar à marca histórica, que foi até ultrapassada, já que a média diária de vendas em dezembro está em 12.399 unidades.

Faltam nove dias úteis de vendas para o final do mês. Se o ritmo for mantido - na última semana do ano, geralmente, há um pico - o mês fechará com cerca de 260 mil. Já o ano emplacará 3.110 milhões - dentro da expectativa recente das principais montadoras.

"Daqui para frente, o mercado brasileiro só tende a subir", afirmou recentemente o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider. "Provavelmente, não haverá mais recuo".

Com o recorde, o Brasil assegura de vez a quinta colocação entre os maiores mercados mundiais - atrás da China, EUA, Japão e Alemanha. Analistas apostam que o País pode ultrapassar a Alemanha já em 2010, que conseguiu crescimento neste ano em razão de fortes incentivos para a renovação da frota.

A marca de 3 milhões era esperada para 2008, quando a crise mundial comprometeu o último trimestre, e a indústria fechou com 2.820 milhões de veículos. Contra previsões catastróficas do início do ano, o Brasil fechará o ano com alta de 10%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;