Cultura & Lazer Titulo Orquestra
Sinfônica em dia especial

Orquestra Sinfônica andreense faz balanço e celebra efemérides; espetáculo é marcado por clima natalino

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Orquestra Sinfônica de Santo André encerra a temporada amanhã, às 20h, no Teatro Municipal, com espetáculo marcado por clima natalino e comemorações de efemérides. Entre os homenageados no concerto, que tem entrada franca, está o compositor Heitor Villa-Lobos, morto há cinco décadas.

Patrimônio da arte brasileira, o músico será lembrado com a interpretação de Choros Nº 10 - Rasga o Coração. "A primeira parte dessa obra traz uma atmosfera de floresta e mistério. Exalta a natureza do Brasil, como era característico do Villa. Na segunda, há uma brincadeira carnavalesca", explica o regente Carlos Moreno. Também haverá homenagem aos 50 anos do compositor e regente João Guilherme Ripper, com a apresentação de Psalmus. O público poderá conferir ainda Fantasia para Piano Coro e Orquestra Opus 80, de Beethoven, Noite Feliz, de Franz Gruber, e Cantique de Jean Racine, de Fauré.

Participam do concerto o pianista Renato Figueiredo, o Coro da Cidade de Santo André e o Coro de Câmara da Unesp, sob comando do maestro Vitor Gabriel. A extensa lista de convidados inclui os sopranos Marcos Costa e Luciana Manzano, a mezzo-soprano Robertha Faury, os tenores Eliseu Otaviani e Wesley Rocha e o baixo Jairo Costa.

BALANÇO - Há cerca de um ano no comando da Sinfônica, Moreno avalia de maneira positiva o período, marcado, segundo ele, pela melhoria das condições estruturais do grupo.

"Fico feliz em participar deste concerto histórico. Várias foram as conquistas nesta temporada: recebemos computador, impressoras e mobiliário doados por mecenas. Isso só acontece quando se tem realmente apoio institucional e respaldo político", frisa o maestro.

No quesito musical, ele cita como pontos altos os espetáculos dedicados à obra do compositor austríaco Anton Bruckner, além da recente apresentação com o veterano cantor Agnaldo Rayol, realizada no Parque Central. "Cada concerto foi uma superação", afirma.

Orquestra Sinfônica de Santo André Concerto. Amanhã, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0789. Grátis (retirada de ingressos no local, uma hora antes do concerto).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;