Ao todo, são 16 registros diários na cidade; os problemas mais
frequentes são descumprimento de horário e mau atendimento
Os sistemas de transporte municipal de São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá receberam, entre janeiro e outubro, 5.565 reclamações de usuários, o que equivale a cerca de 18 queixas por dia. Entre os problemas mais frequentes estão descumprimento de horário e mau atendimento.
O número total se manteve estável em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.551 protestos.
A cidade que teve maior quantidade de críticas foi São Bernardo, com 4.922 registros, o que equivale a 10,2 reclamações por 100 mil passageiros. As linhas 17 (Vila São Pedro/Rudge Ramos) e 38 (Taboão/Terra Nova II) foram as campeãs. O total de queixas é 3,5% maior do que o de 2011, com 4.753 casos.
São Caetano teve 255 protestos protocolados - 46,3% menos do que os 320 do ano passado. Mesmo assim, a cidade fica em segundo lugar na proporção, com 3,9 queixas para cada 100 mil passageiros transportados. A linha Circular Santa Maria/Osvaldo Cruz é a mais reclamada.
Mauá e Diadema registraram as menores taxas (leia abaixo). O Diário procurou as prefeituras de Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ao longo de três semanas, mas as administrações omitiram as informações.
Segundo dados divulgados no início de novembro pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, São Bernardo e São Caetano têm os ônibus mais antigos da região. Em São Bernardo, 28% da frota têm idade média superior a dez anos. Em São Caetano, 17% dos coletivos rodam há pelo menos uma década.
Nas ruas, a principal reivindicação é para que sejam colocados mais veículos em circulação. "Moro no Areião e utilizo a linha 32-A. Chego a esperar 1h45 pelo ônibus, que deveria passar a cada meia hora", critica a dona de casa Arenita Nunes, 57 anos, de São Bernardo.
Já o caminhoneiro Eduardo Cabral da Silva, 50, reclama do desconforto nos veículos da mesma cidade. "Os ônibus são muito velhos, caindo aos pedaços. Além de serem barulhentos, quebram com frequência."
A SBC Trans informa que os atrasos nas partidas se devem aos congestionamentos nas principais avenidas e promete melhorias no sistema, A Vipe (Viação Padre Eustáquio), de São Caetano, foi procurada, mas não se manifestou.
Diadema registra menor índice de críticas
O sistema municipal de transporte de Diadema registrou a menor quantidade de reclamações na comparação com os demais municípios da região, tanto em números absolutos quanto na proporção. De janeiro a outubro deste ano, passageiros reclamaram 73 vezes - queda de 46,3% na comparação com o mesmo período de 2011. O total de queixas protocoladas em 2012 equivale a 0,38 para cada 100 mil passageiros.
Para o secretário de Transportes da cidade, Ricardo Perez, a redução se deve à renovação da frota municipal. No fim do ano passado, as empresas Mobibrasil e Benfica assumiram as linhas que eram operadas pela Imigrantes e ETCD, respectivamente. "Com os ônibus novos, praticamente não há problemas mecânicos. Com isso, não há atraso de partida", avalia.
Perez destaca também a utilização de tecnologias nos coletivos, como câmeras e rastreamento por GPS. Do total de registros, 50 foram contra a Mobibrasil e 23 direcionadas à Benfica.
A líder de departamento Rosilene Amaral, 29 anos, reconhece a diferença no transporte local para o de outras cidades. "Pelo que vemos por aí, aqui em Diadema é bem melhor. Mas a qualidade irá melhorar ainda mais se colocarem mais ônibus na rua."
Em Mauá, usuários protocolaram até outubro 315 queixas - o equivalente a 0,99 por 100 mil passageiros. O número é 7,9% menor do que no mesmo período do ano passado. Descumprimento de horário foi a principal causa. Enquanto a Viação Cidade de Mauá recebeu 200 críticas, a Leblon registrou 115.
Como justificativa, a Leblon, operadora do Lote 2, aponta problemas no trânsito e eventualidades como acidentes e alagamentos. A companhia diz que "trabalha constantemente para a melhoria dos serviços" e que realiza estudos para aperfeiçoamento de itinerários e horários. Representantes da empresa que opera o Lote 1 não foram localizados pelo Diário.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.